Protagonismo estudantil: jovens atuam na quarta etapa da entrega dos kits Merenda em Casa

Amapá

20.08.2020

Por João Marcos Chaves 

Estudantes da rede estadual estão atuando em parceria com as escolas estaduais na distribuição dos kits Merenda em Casa. O trabalho faz parte da estratégia elaborada pela gerência de Protagonismo Estudantil para que alunos possam dar apoio às escolas durante a entrega dos alimentos.

Durante as ações, cerca de 20 alunos estão colaborando na fiscalização dos alimentos, divulgação das datas e serviços que serão prestados pelas escolas, assim como na linha de frente de distribuição dos kits. Nesta quarta etapa de distribuição, 8 escolas solicitaram o auxílio da gerência de protagonismo estudantil.

Para a aquisição de 970 toneladas de alimentos foram investidos nesta etapa R$ 6,6 milhões. A distribuição iniciou na última segunda-feira, 17, e busca beneficiar todos os estudantes da rede estadual de ensino.

A gerência de protagonismo é um plano de ligação entre a Secretaria de Educação (Seed) e União dos Estudantes dos Cursos Secundários do Amapá (Uecsa), com o objetivo de envolver os estudantes no maior número de projetos da educação.

“Entendemos que cada um precisa fazer a sua parte. Nós precisamos trazer ele [o estudante] para dentro desses projetos e mostrar que sua participação também faz a diferença. Nesse momento de entrega do kit, se cada um ajudar, mais pessoas serão beneficiadas”, disse o presidente da Uecsa, Rehnan Santos.

Com o apoio dos grêmio estudantis, a gerência elaborou um planejamento com o intuito de que os alunos pudessem dar apoio à escola em trabalhos voltados à distribuição da quarta etapa dos kits.

Para Beatriz Silva, 16 anos, estudante do 1° ano na escola Sebastiana Lenir, o trabalho realizado pela gerência de protagonismo com os estudantes da rede estadual proporciona a ajuda ao próximo.

“Durante a pandemia eu pude ajudar as pessoas. Ajudei pais e mães durante as entregas do kit Merenda em Casa, ajudei meus colegas estudantes na realização das atividades em casa. Através do trabalho realizado pela gerência de protagonismo eu tive várias oportunidades”, disse a estudante.

A gerência de Protagonismo Estudantil foi criada para estreitar os caminhos entre o estudante, a escola e a secretaria de Educação (Seed), atuando como canal de interlocução para ouvir, alcançar a participação e envolver esses jovens em projetos voltados ao seu protagonismo. Esse trabalho auxilia ainda na formação dos estudantes e busca dentro da escola desenvolver o reconhecimento sobre seu papel na sociedade.