Protagonismo estudantil é um dos pilares na Escola Estadual Fernando Corrêa

Mato Grosso do Sul

11.11.2022

Um dos pilares do Escolas2030 na Escola Estadual Fernando Corrêa, de Três Lagoas, está centrado no protagonismo estudantil, de acordo com a metodologia de corresponsabilização da aprendizagem e em sintonia com a equipe gestora.

Nesse campo, o Grêmio Diversidade tem sido bastante participativo em várias ações na escola, tanto por parte dos membros da equipe Pé na Porta, como pelos representantes de turmas, do Colegiado e da APM.

Em julho do ano passado, a convite da professora Lucy Nakamura, as gestoras Sonia Barbosa e Selma Vieira aceitaram implantar o Escolas2030, incluindo o curso obrigatório ministrado pela USP e demais atividades do programa.

Escolas2030

O programa global Escolas2030 está sendo realizado em dez países, sendo o Brasil o único país das Américas, Portugal o único da Europa e os demais países integrantes situados na Ásia e África. Trata-se de uma iniciativa de pesquisa-ação voltada ao 4º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da ONU por uma educação inclusiva, equitativa e de qualidade para todos.

Na linha do meio ambiente, os discentes atuam em ações de jardinagem, paisagismo e coleta de lixo na escola (orientados pelo professor Rodrigo Mizobe e colaboradores) e estão iniciando o cultivo de uma horta dentro da escola (que era um grande projeto do saudoso professor Kairo Ribeiro da Silva, vítima de Covid em 2021). Na linha da empatia e solidariedade, os estudantes em geral têm atuado em campanhas de arrecadação de gelatinas para a Rede Feminina de Combate ao Câncer, na campanha do agasalho (orientados pela profª Jéssica Franco e demais colaboradores) e no acolhimento do Abraço Grátis (orientados pela professora Jussara Soares).

Monitoria

Nas ações de Monitoria, os estudantes do Grêmio, Vinícius Papi e Ricardo Daniel são os mais proativos, atuando juntos aos estudantes do ensino fundamental. E na recomposição da aprendizagem, estudantes do 2º ano do ensino médio, sob orientação do professor Gustavo Bernardes são monitores de Matemática no turno vespertino, desenvolvendo atividades para os colegas com dificuldades de aprendizagem e contam com a contribuição do estudante Pablo Felipe dos Santos, medalhista veterano da Olimpíada Brasileira de Matemática/OBMEP.

E para os vestibulandos, o professor Willian Dadalto organizou o Aulão do Enem, no período noturno, no salão do Sinted. Aliás, no roteiro de produção escrita desenvolvido pela profª Fabíola Alencar na 1ª Olimpíada de Redação da Diocese de Três Lagoas, o estudante Fernando Henrique Paro Prado se classificou em 3º lugar, Flávia de Lima Guedes em 5º lugar e Hemily Hendina de Souza em 10º lugar.

Churrasco

Tendo em vista que os projetos propostos pelos professores, pelo Grêmio e pela equipe gestora dão bons frutos e resultados exitosos, as gestoras Sonia Barbosa e Selma Vieira promoveram um delicioso churrasco para os quase 1.200 estudantes.

 O Grêmio Diversidade organizou jogos interclasses, além de outras atrações como o karaokê. Foi um dia inteiro dedicado aos estudantes, com um banquete e muitas atividades de interação fora da sala de aula. “É uma satisfação muito grande ver a alegria dos estudantes, que se sentiram valorizados e acolhidos pela escola nesse dia especial”, concluiu a diretora Sônia Barbosa.

Adersino Junior, SED/MS