Prorrogadas as inscrições Curso gratuito “Educando Para Boas Escolhas On-line”

Santa Catarina

21.08.2019

Foram prorrogadas até esta sexta-feira, 23, as inscrições para o Curso “Educando Para Boas Escolhas On-line”, oferecido pela Secretaria de Estado da Educação (SED) em parceria com o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC). O treinamento à distância, autoinstrutivo e gratuito tem 2 mil vagas abertas para educadores da rede estadual de Ensino de Santa Catarina.

O curso foi idealizado pela SaferNet Brasil, com apoio da Google, com intuito de facilitar e ampliar a incorporação das temáticas, direitos e deveres online, cyberbullying, sexualidade on-line (nudes, pornografia infantil) e segurança digital, nas salas de aula e nos Projetos Pedagógicos. São quatro módulos a cursar e um total de 40 horas.

 “Estamos priorizando inscrições de coordenadores dos Núcleos de Educação e Prevenção das Unidades Escolares e das Coordenadorias e Supervisões Regionais de Educação, mas professores e gestores escolares também podem se inscrever” explica o secretário de Estado da Educação, Natalino Uggioni.

A parceria entre a SaferNet Barsil, o sistema de Justiça e uma Secretaria de Estado da Educação é inédita, conforme o diretor de Prevenção da SaferNet Brasil, Rodrigo Nejm. “Este projeto integra num mesmo momento os órgãos de se ocupam da prevenção e da educação e também da responsabilização legal. Santa Catarina dá exemplo de uma combinação perfeita que queremos ver escalada nos demais estados do país”, destacou.

TJSC busca ampliar capacitação de profissionais sobre segurança na internet

A  Desembargadora Rosane Portella Wollf, coordenadora Estadual da Infância e Juventude do TJSC, avalia que “esta é uma forma de complementar o trabalho da Justiça e de atingir um público muito maior no âmbito da capacitação dos profissionais envolvidos neste trabalho”.

Para os educadores, o curso é uma oportunidade de integrar a discussão sobre cidadania digital e segurança digital no cotidiano, independentemente da disciplina de atuação. O conteúdo está integrado aos tópicos de cultura digital da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

A certificação do curso será dada pela SED, para fins de progressão, e pela SaferNet, para fins de atualização de currículo. A inscrição será validada em 24 horas e o (a) cursista poderá acessar o conteúdo via Intranet, pelo portal da SED, no ambiente virtual de aprendizagem. Inscrições: https://bit.ly/2z8T6R9