Pronto Digital: 3 Novos Recursos digitais estão disponíveis para estudantes da Rede Estadual de Ensino

Tocantins

19.04.2024

A Agencia de Tecnologia da Informação (ATI) Tocantins, atendendo à solicitação da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), lançou nesta quinta-feira, 11, três novos recursos no Pronto Digital, que facilitarão os serviços dos estudantes da rede estadual de ensino, sendo eles: Boletim e Frequência OnlineSolicitação de Histórico e/ou Certificado Escolar - Alunos Egressos e Solicitação de Matrícula ou Transferência Escolar.

Estes avanços visam facilitar a vida dos estudantes e responsáveis, tornando mais ágil e eficiente o acesso a informações essenciais para o acompanhamento do desempenho escolar e a realização de trâmites administrativos.

O presidente da ATI, Alírio Felix, expressou seu entusiasmo em relação aos novos serviços, destacando como eles irão facilitar e agilizar os processos educacionais no Tocantins. "Com o lançamento desses recursos inovadores, estamos proporcionando uma experiência mais dinâmica e eficiente para os alunos, responsáveis e profissionais da educação. Estamos comprometidos em continuar colaborando com a Secretaria de Educação para implementar soluções tecnológicas que promovam a excelência na educação do nosso estado", comentou.

Para o secretário da Educação, Fábio Vaz, "este é mais um passo significativo em modernizar e democratizar o acesso à tecnologia em nossas escolas. Uma vez que estamos comprometidos em proporcionar experiências educacionais aprimoradas para nossos estudantes e servidores. Esses novos recursos não apenas simplificarão processos administrativos, mas também promoverão maior transparência e eficiência em nosso sistema educacional”.

Serviços

Um dos serviços mais aguardados era o acesso on-line ao boletim e frequência escolar. Atualmente, os estudantes e seus responsáveis poderão acompanhar o desempenho acadêmico em tempo real, com informações sobre médias escolares e frequência por componente curricular ou área de conhecimento. Para ter acesso, basta cumprir os requisitos e acessar o Portal do Aluno, desenvolvido em parceria com a ATI.

Outro recurso é a solicitação digital de histórico e/ou certificado escolar para alunos egressos. Este serviço simplifica o processo, permitindo que ex-alunos solicitem esses documentos de forma rápida e conveniente. Com a colaboração da ATI, o procedimento agora pode ser realizado on-line, desde o preenchimento do requerimento até a retirada dos documentos na unidade escolar.

Além disso, a Seduc disponibiliza a solicitação de matrícula ou transferência escolar de forma digital. Este recurso visa simplificar os processos burocráticos, tornando mais fácil para os responsáveis pelos alunos realizarem essas solicitações de forma remota.

Conheça abaixo os detalhes de cada serviço

Boletim e Frequência On-line

Para ter acesso, basta cumprir os requisitos abaixo e acessar o Portal do Aluno:

•             Ser aluno ou responsável por aluno da rede estadual do Tocantins;

•             Ter login e senha do Portal do Aluno;

•             Estar matriculado no Sistema de Gerenciamento Escolar (SGE) e ter CPF cadastrado.

Solicitação de Histórico e/ou Certificado Escolar - Alunos Egressos

Este serviço facilita a vida dos ex-alunos que necessitam do histórico ou certificado escolar. Agora, a solicitação pode ser feita de forma digital, agilizando o processo. As principais etapas são:

•             Acessar o Portal de Serviços;

•             Preencher o requerimento digital informando a unidade escolar;

•             Anexar a documentação solicitada;

•             Responder às pendências, se houver;

•             Acompanhar o andamento da solicitação pelo Portal de Serviços;

•             Entregar os documentos originais na unidade escolar, se necessário;

•             Comparecer à unidade escolar para retirar os documentos originais (Histórico/Certificado Escolar).

Solicitação de Matrícula ou Transferência Escolar

Para simplificar os processos de matrícula e transferência escolar, a Secretaria de Educação também disponibiliza o serviço on-line. Veja os requisitos e etapas:

Para Matrícula:

 

•             Ser o responsável pelo aluno ou aluno maior de idade;

•             Estar apto a cursar série/ano ofertados na rede estadual do Tocantins.

Para Transferência Escolar:

•             Ser o responsável pelo aluno ou aluno maior de idade;

•             Estar cursando série/ano nas unidades escolares da rede estadual do Tocantins.

 

As etapas em caso de atendimento digital para a matrícula incluem:

•             Acessar o Portal de Matrícula e Transferência;

•             Preencher o requerimento digital;

•             Salvar ou imprimir o protocolo da solicitação;

•             Aguardar a data do sorteio da matrícula;

•             Comparecer à unidade escolar com o protocolo e documentação exigida.

 

Thalia Batista/Governo do Tocantins

Revisão Textual: Ruthy Soares/Governo do Tocantins