Pronatec entrega certificados aos estudantes concluintes do curso de cabeleireiro

Tocantins

03.06.2022

Josélia de Lima / Governo do Tocantins

Na manhã desta sexta-feira, 3, 12 alunos que concluíram o curso de cabeleireiro pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), receberam os certificados. A solenidade foi realizada no auditório do Memorial Coluna Prestes, em Palmas, e contou com a presença de familiares, educadores e autoridades. 

Uma das alunas, R.P, emocionou os presentes com o seu discurso de oradora da turma. “Este foi um momento de realização. Percebemos o quanto foi importante esse curso em nossas vidas. Eu já gostava dessa área, com a formação  aprendemos a conhecer os tipos de produtos que poderemos utilizar nos cabelos e como observar a evolução do nosso trabalho. Estou mais confiante e preparada como profissional”, contou a estudante. Ela e uma colega do curso passaram a trabalhar juntas e agora que estão capacitadas, pretendem ampliar o espaço de trabalho.

Outro ponto destacado por R.P. foi a amizade, a postura e a interação entre a turma. “Nesse curso aprendemos a renovar os sonhos e a nos interagir com os professores e colegas de uma forma muito harmoniosa. E isso foi muito importante para nós”, frisou.

O curso de cabeleireiro teve uma carga horária de 400 horas e foi ofertado com o objetivo de capacitar pessoas a atuarem como profissionais em salões de beleza ou de serem empreendedores na área. O curso foi realizado por meio de uma parceria entre as Secretarias da Educação e da Cidadania e Justiça. Foram atendidos estudantes da educação prisional. 

O juiz da 4ª Vara Criminal e Execuções Penais da Comarca de Palmas, Allan Martins Ferreira, ressaltou o trabalho realizado pela equipe do Pronatec. “Esse curso é um exemplo de ações realizadas para reintegrar pessoas”, ressaltou.  O juiz Allan falou de atividades como as que estão sendo realizadas pelo Escritório Social e por meio do Programa Fazendo Justiça, que tem a finalidade de auxiliar as pessoas privadas de liberdade a ser reintegradas à sociedade.

O secretário da Cidadania e Justiça, Deusiano Ferreira Amorim, destacou essa oportunidade para as pessoas se profissionalizarem. “Essa representa uma chance para crescer e desenvolver um trabalho reconhecido. Agradecemos as parcerias para que formações como essa aconteçam sempre”, afirmou.

O secretário executivo da Educação, Edinho Fernandes, também ressaltou a importância do momento. “Que esses alunos possam ampliar mais o conhecimento, possam ser empreendedores e abrirem seus próprios espaços de atendimento. Esse curso fará a diferença na vida de todos vocês, tanto no aspecto financeiro quanto no social. E o mais importante é que os alunos acreditaram no próprio potencial, no curso e na equipe e buscaram esse caminho de transformação social”, declarou Edinho. 

A professora Lucília Ferreira de Sousa, coordenadora geral do Pronatec, da Seduc, ficou muito emocionada com o resultado. “Percebemos o desempenho de cada um em aprender novas técnicas para cuidar dos cabelos e da beleza. Esse foi um curso que teve um novo significado para a vida de cada um dos participantes”, ressaltou.