Profissionais do PROJOVEM Urbano dialogam sobre relações socioemocionais e comunicação não violenta

Mato Grosso do Sul

01.12.2022

A equipe pedagógica do PROJOVEM Urbano (Programa Nacional de Inclusão de Jovens) das Escolas Estaduais Arlindo Sampaio Jorge, Fausta Garcia Bueno e Orcírio Thiago de Oliveira, localizadas em Campo Grande, reuniram-se para refletir sobre as Relações Socioemocionais e Comunicação não Violenta com a equipe da Justiça Restaurativa Escolar.

O primeiro encontro aconteceu na Escola Estadual Orcírio Thiago de Oliveira, sob a orientação dos professores facilitadores Kezzia Castro e Heraldo Sousa Purcena, onde os professores participaram da proposta formativa denominada “Círculo da Paz”.

Círculo da Paz

O círculo é um processo de diálogo que trabalha intencionalmente discussão de problemas difíceis ou dolorosos vivenciados pelos sujeitos, a fim de melhorar os relacionamentos e resolver suas diferenças individuais e coletivas.  O seu objetivo é encontrar soluções que sirvam para cada membro participante.

O processo é baseado na perspectiva de que cada participante do círculo tem igual valor e dignidade, dando então voz igual a todos, e cada um com os seus valores contribuem na   busca encontrar uma boa solução para o problema.

Comunicação não violenta C

O segundo encontro foi realizado na EE Arlindo Sampaio Jorge, sob orientação dos professores facilitadores Maria Alice Motta e Heraldo Sousa Purcena, os educadores participaram do momento formativo com o tema “Comunicação não Violenta” desenvolvendo os seguintes componentes: observação, sentimento, necessidade e pedido.  

A equipe teve oportunidade de compartilhar experiências vivenciadas na rotina escolar e refletir sobre atitudes e formas de abordagem junto aos estudantes do PROJOVEM Urbano que possuem um perfil diferenciado, marcado pela vulnerabilidade social e trajetória escolar acidentada.  

Assim o objetivo dos encontros foi aprimorar a formação dos educadores para promover maior interação, fortalecer os laços sociais e gerar compromissos harmônicos entre os integrantes da comunidade escolar com foco no atendimento aos estudantes do PROJOVEM Urbano.    

Justiça Restaurativa Escolar

O Programa Justiça Restaurativa Escolar (JRE) é um convênio de cooperação técnica entre o Tribunal de Justiça de MS e a Secretaria de Estado de Educação de MS, com o objetivo de promover o suporte adequado às situações de conflitos e violências gerados no ambiente escolar, com vistas à cultura de paz nas escolas da REE-MS.  

O PROJOVEM Urbano tem como objetivo elevar a escolaridade, visando à conclusão do ensino fundamental, à qualificação profissional e o desenvolvimento de ações comunitárias para o exercício da cidadania. Para além disso, contribui no avanço do jovem brasileiro criando condições favoráveis para reduzir o ciclo das desigualdades e restaurar a esperança da sociedade em relação ao futuro de sua juventude.

Assim, os cidadãos entre 18 e 29 anos, moradores de Campo Grande e que ainda não concluíram o Ensino Fundamental, têm a oportunidade de em 18 meses finalizarem o Ensino Fundamental com uma qualificação profissional. As matrículas podem ser realizadas direto em uma das três escolas participantes do Programa.

Adersino Junior, SED/MS