Projeto ‘Trilhas do Saber’ formou mais 13 mil profissionais da Educação em 34 municípios, em dois anos

Amazonas

02.01.2023

O Amazonas, com suas características geográficas reconhecidamente complexas, teve sua extensão percorrida pelos educadores do projeto “Trilhas do Saber”, lançado pelo governador Wilson Lima, em 2021, que integra a política de qualificação e capacitação de professores do atual Governo. Uma missão brava que, em dois anos, alcançou 34 cidades, levando palestras, minicursos e oficinas a 13.199 profissionais da educação das redes estadual e municipal.

Com o projeto, a Secretaria de Estado de Educação e Desporto, está levando formação continuada pelo ar, rios e estradas de todo o Amazonas. A iniciativa conta com a parceria do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam). 

A equipe do “Trilhas do Saber” chega a enfrentar até 30 horas de viagem, para alcançar os mais longínquos municípios e mesmo com tantos percalços, a coordenadora de Formação do Centro de Formação Profissional Padre Anchieta (Cepan), Carla Baraúna, conta que a experiência é gratificante. 

“A gente se emociona a cada município que nós vamos, porque a gente percebe o quanto é importante essa formação chegar até lá. Foram muitas vivências interessantes que nós tivemos com esse processo de formação”, destaca Baraúna. 

A coordenadora explica ainda, que os cursos são muito aguardados pelos servidores de cada cidade. 


“Em Santo Antônio do Içá (a 880 quilômetros de Manaus), nós tínhamos um número de inscritos e quando nós chegamos, todo o município estava lá para assistir a formação; e nós tivemos que encontrar uma alternativa para não deixar ninguém de fora da formação”, recorda Carla. 

Os dois últimos municípios contemplados com o “Trilhas do Saber” foram Uarini e Alvarães, com formações que aconteceram ainda em dezembro deste ano. O projeto foi lançado em julho de 2021, pelo governador Wilson Lima e integra a política de qualificação e capacitação de professores do atual Governo. 

Formação
 

O “Trilhas” visa não apenas a qualificação de professores, mas da equipe gestora e administrativa, como secretários escolares e merendeiros. Para esse público, a formação é desenvolvida com oficinas sobre o currículo no chão da escola, comportamento organizacional, competências socioemocionais, projetos de vida e novas perspectivas profissionais.


O projeto já passou por 34 municípios, sendo: Tefé, Tabatinga, Manacapuru, Rio Preto da Eva, Caapiranga, Parintins, Codajás, Careiro da Várzea, Carauari, Anamã, São Paulo de Olivença, Borba, Nhamundá, Humaitá, Autazes e Urucurituba. Também foram contempladas as cidades de Silves, Nova Olinda do Norte, Benjamin Constant, Atalaia do Norte, São Gabriel da Cachoeira, Amaturá, Boa Vista do Ramos, Maués, Santo Antônio do Içá, Iranduba, Manaquiri, Novo Airão, Presidente Figueiredo, Itacoatiara, Urucará, Itapiranga, Uarini e Alvarães.

FOTOS: Drance Jézus e Divulgação/Seduc-AM