Projeto Sonho e Vida reúne sete mil estudantes na Arena de Pernambuco

Pernambuco

09.05.2019

Nesta quarta-feira (8), os estudantes da Rede Estadual se reuniram mais uma vez para participar do Projeto Sonho e Vida. A iniciativa, que acontece desde 2016, promoveu uma rodada de aulões, palestras motivacionais e uma feira de profissões com a intenção de contribuir para o desenvolvimento de jovens autônomos, solidários e competentes, oportunizando a capacidade de apostar na realização das suas potencialidades pessoais e sociais. O evento reuniu mais de sete mil estudantes do 3º ano de mais de 50 escolas vinculadas às Gerências Regionais de Educação (GRE) Recife Norte, Recife Sul, Metropolitana Sul, Mata Sul e Mata Centro na Arena de Pernambuco, em São Lourenço da Mata.

Na ocasião, a professora de redação Fernanda Bérgamo ministrou um aulão com dicas de como se sair bem na hora do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O aulão de matemática ficou sob a responsabilidade dos professores Walter Pessoa e Darlan Moutinho. Completando a programação, a ex-nadadora Joanna Maranhão ministrou uma palestra motivacional abordando sua história de vida e relatos de superação durante sua carreira. Além disso, a Universidade Tiradentes e Empresas de Tecnologias (Unit) esteve com stands montados durante todo o evento com profissionais de diversas áreas para tirar dúvidas dos estudantes que desejam seguir a carreira acadêmica.

“Aqui nós damos dicas que fazem toda diferença na hora da nota. Nós estamos a quase seis meses para a prova e eu pensei em dar dicas fundamentais que às vezes esses alunos não sabem. Eu acho que a gente precisa alimentar sonhos e eu fico muito feliz com o próprio título do projeto, porque se nós fazemos um trabalho bacana nós conseguimos mudar a vida desses jovens”, reconheceu Bérgamo.

De acordo com a gestora da GRE Recife Norte, Neuza Pontes, o projeto nasceu para contribuir cada vez mais para a preparação dos jovens na realização dos seus sonhos. “É importante sonhar e que aquilo que a gente sonha nós conseguimos realizar. Esse trabalho é a culminância de todos os projetos que vêm sendo feitos nas escolas no sentido de trabalhar cada vez mais com esses jovens, seus projetos de vida e seus sonhos, mostrando para eles que é possível, basta acreditar”, declarou.

Paralelamente às atividades do palco principal, funcionou também a Central do Enem. O espaço contou com computadores e acesso à internet para que os estudantes da Rede Estadual realizassem suas inscrições para o exame, que acontece nos dias 03 e 10 de novembro. Para este ano, a expectativa da Secretaria de Educação e Esportes do Estado é inscrever mais de 90% dos seus estudantes terceiranistas.

“A gente está muito feliz por estar realizando mais um Sonho e Vida, que antes era um evento que só envolvia a GRE Recife Norte e hoje tomou esta proporção contando com a participação de outras regionais. A nossa maior intenção é que os estudantes dos terceiros anos tenham uma tarde de descontração e fortalecimento do trabalho de preparação para o Enem”, destacou o secretário de Educação e Esportes, Fred Amancio.

Camila Ferreira, de 17 anos, estuda na Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Professor Cândido Duarte, e pensa em cursar educação física. Sua preparação para o Enem tem sido diária e o ritmo acelerado dos estudos só faz acrescentar conhecimento. “Os professores também tem incentivado muito na hora das aulas e estão fazendo de tudo para não deixar nenhum assunto do Enem passar. O Projeto Sonho e Vida vem como um agregador de assuntos porque aqui nós podemos tirar dúvidas e aprender com dicas de professores renomados”, falou.  

Em sua primeira edição, no ano de 2016, o projeto Sonho e Vida atendeu aproximadamente 1.000 estudantes com palestras motivacionais e aulões. Em 2017, o evento reuniu mais de 5.000 estudantes e, em 2018, na terceira edição, acolheu mais de 5.800 estudantes.