Projeto sobre recuperação de nascentes é selecionado para Feira Estadual de Ciências

Secretaria de Estado da Educação do ES

19.09.2019

Dos 25 projetos das escolas da Rede Estadual inscritos na VII Feira Estadual de Ciências e Engenharia do Espírito Santo (FECIENG-ES), que será realizada em outubro, em Vila Velha, 15 foram selecionados para representar a Secretaria de Estado da Educação (Sedu). Os trabalhos abordam o tema “Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável”.

Entre esses trabalhos está o projeto “Percepção Ambiental e Recuperação da Nascente do Córrego do Facão, distrito de Imburana, município de Ecoporanga-ES”, desenvolvido pelos alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) José Teixeira Fialho, de Ecoporanga.

O projeto iniciou com a identificação dos problemas existentes na nascente do Córrego do Facão, distrito de Imburana, com a falta de água e lixo acumulado. A partir disso, começaram os trabalhos. A primeira fase foi uma pesquisa com os moradores da comunidade, para entender se eles conheciam os danos ao agredir o meio ambiente como jogar lixo em lugares inapropriados.

A segunda fase foi a educação ambiental em sala de aula, como contou a professora coordenadora do projeto, Ivani Vieira Damaceno. “Estamos na fase de identificar, através de pesquisas, os males dessa situação atual da nascente, como as doenças que causam. Na próxima semana, os alunos farão uma nova visita às casas dos moradoras, a fim de mobilizá-los e educá-los sobre os processos, uso adequado e consciente da água, bem como sua proteção”, disse a professora Ivani.

Fecieng

A Feira, que reunirá um total de 15 projetos da Rede Estadual de Ensino, ocorrerá no Centro Estadual de Educação Técnica (CEET) Vasco Coutinho, em Vila Velha, nos dias 24 e 25 de outubro de 2019, em consonância com a 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT-2019).

Conheça os 15 projetos da Rede Estadual AQUI

Texto: Soraia Camata