Projeto sobre Inclusão desenvolvido por alunos da Rede Estadual é apresentado em evento internacional

Espirito Santo

22.11.2022

Alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Irmã Maria Horta, localizada em Vitória, apresentaram o projeto “Tecnologia Pedagógica: desenvolvimento de jogos digitais educacionais para estudantes com deficiência intelectual”, no evento internacional Global Innovation Field Trip (GIFT).

Os estudantes Luisa Lamego Rodrigues, Thiago Campos Xavier, Miguel Batista de Souza Borges e Pedro Henrique Tardin Deps, fazem parte do Atendimento Educacional Especializado (AEE) em Altas Habilidades/Superdotação, e foram orientados pelo professor Luiz Gustavo Gomes.

Esses alunos foram estimulados a pesquisarem sobre as disciplinas e suas adaptações para os formatos de jogos digitais, explorando suas possibilidades de compartilhar os aprendizados com estudantes com deficiência intelectual para que esses assimilem os conteúdos a serem aprendidos.

“Entre milhares de projetos, o nosso foi o único no Brasil selecionado para ser apresentado nesse evento, sendo elaborado com o objetivo de auxiliar os estudantes com deficiência intelectual, nos processos de aprendizagem a partir de práticas pedagógicas de uma forma lúdica, criando uma atmosfera facilitadora na compreensão das disciplinas de maneira simples e objetiva”, explicou o professor.

O projeto “Tecnologia Pedagógica: desenvolvimento de jogos digitais educacionais para estudantes com deficiência intelectual”, envolve uma variedade de jogos, como quiz, jogo da memória, questionários, caça-palavras, palavras cruzadas, gerador matemático, entre outros. “Com a associação de imagens, esses jogos auxiliam no entendimento das questões e direciona o professor a compartilhar os conteúdos a serem ensinados”, disse Luiz Gustavo Gomes.

Os jogos podem ser acessados por meio de qualquer aparelho digital – celular, notebook, computador, tablet ou TV smart –, por um link para iniciar o aprendizado com os jogos.

“Os apresentadores do GIFT ficaram muito felizes com o projeto e disseram que seria maravilhoso se fosse implantado em todas as escolas. Os alunos receberam certificados internacionais de participação no evento e ficaram lisonjeados por serem os únicos brasileiros a participarem desse evento de nível mundial”, afirmou o professor.

GIFT

Global Innovation Field Trip (GIFT) contou com estudantes de vários países e foi transmitido para mais de 70 nações. O evento contou com o representante na América Latina, do Comité Executivo da Federação Internacional das Associações dos Inventores (IFIA), Marcelo Vivacqua, que fez a tradução simultânea e facilitou a comunicação entre os participantes.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini/ Soraia Camata