Projeto Se Sabe De Repente auxilia no protagonismo de jovens indígenas na comunidade e vira tema de livro

Paraíba

06.07.2023

O projeto Se Sabe De Repente, desenvolvido na Escola Estadual Indígena Cacique Domingos, localizada na Aldeia Jaraguá, no município de Rio Tinto, tem desempenhado um papel fundamental no desenvolvimento do protagonismo juvenil entre estudantes e egressos, por meio de ações que abrangem desde educação no trânsito até o desenvolvimento de profissões. Reconhecido e aclamado na região, o projeto será imortalizado em um livro escrito pelo professor orientador, Emerson Felipe da Silva, com previsão de lançamento para o primeiro semestre de 2024.

Atualmente, a iniciativa conta com cerca de 20 protagonistas, que são estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio da unidade escolar. As atividades são conduzidas por meio de oficinas temáticas, palestras, círculos de debates, aulas de campo, seminários, conferências, intercâmbios entre escolas, interações culturais e outras ações que promovem o engajamento e a participação ativa dos jovens. As ações estão sob orientação da 14ª Gerência Regional de Ensino, que tem o professor Gemerson Roque como gerente.

O Se Sabe De Repente é um Projeto de Apoio à Expressão Juvenil lançado em 2017 pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação. Seu principal objetivo é criar espaços pedagógicos que permitam a discussão de temas relevantes para os jovens, possibilitando formas próprias de interação, expressão e protagonismo nas diferentes esferas da sociedade. Além disso, a iniciativa visa ainda contribuir para a redução da vulnerabilidade dos jovens ao uso de drogas, à criminalidade e à violência, fortalecendo, assim, as Políticas Públicas de Juventude.

"O projeto é tão relevante que também se tornará um livro, cujo lançamento está previsto para o próximo ano. O livro abordará todos os anos do projeto Se Sabe De Repente, destacando seus legados e a trajetória dos ex-alunos que seguiram diferentes profissões e hoje são referências não apenas na comunidade local, mas também em outras comunidades", explica o professor Emerson.

Djnnefer Freitas Ferreira, que é estudante da 3ª série do Ensino Médio e uma das protagonistas do projeto na edição de 2023, ressalta o envolvimento em ações beneficentes, como o reflorestamento realizado anualmente no mês de março na Aldeia Jaraguá. Essa atividade tem como objetivo preservar e conservar as nascentes danificadas pela ação humana. "O Se Sabe De Repente surgiu com a finalidade de transformar os jovens em protagonistas de suas próprias histórias. Em 2019, ingressei no projeto, que tem mudado minha vida e a vida dos demais membros, abrindo oportunidades. É uma honra ser protagonista dessa incrível iniciativa, que está enraizada em mim", afirma a estudante.

O Se Sabe De Repente tem desempenhado um papel significativo na conscientização ambiental e na promoção da sustentabilidade, além de elevar a autoestima dos estudantes protagonistas. Ele também desperta a consciência de que esses jovens possuem o poder de modificar toda uma nação por meio de sua participação ativa no desenvolvimento dessas ações transformadoras.