Piaui
03.07.2023Com o objetivo de proporcionar a interação da escola com a sociedade, colaborando para a formação cidadã dos estudantes, bem como reforçar a cultura nas escolas, o Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) José Ribamar Lopes, localizado no município de Nossa Senhora de Nazaré, realizou a culminância do Projeto “Saberes do Nosso Povo: Cordel, Cultura e Arte”.
Se tornando um evento tradicional na comunidade escolar, alcançando esse ano a sua 7ª edição, o projeto trabalha temas sociais de relevância, como meio ambiente, bullying, violência contra a mulher, história e cultura locais. Nos 4 meses de duração, orientados pelos professores, os alunos participaram de oficinas, workshops, podcasts, peça teatral, dança, xilogravura, pintura, paródias, cartazes, debateram diversos temas e escreveram poemas de cordel e revistas em quadrinhos que são declamados e lançados no dia da culminância do projeto.
Para a professora e orientadora do projeto, Meiry Reis, a abordagem da leitura e da escrita é de extrema importância para o desenvolvimento cognitivo do ser humano como um todo, permitindo dessa forma o exercício da cidadania. “Trabalhamos o gênero de cordel com o intuito de incentivar a leitura e resgatar a cultura, tendo em vista que este foi reconhecido pelo Conselho Consultivo como Patrimônio Cultural Brasileiro, uma vez também que o texto literário é um portal que nos permite atravessar o tempo e o espaço, observar a natureza humana, nossas fraquezas e nossas virtudes ao longo de toda a trajetória humana. Ao longo da realização de suas edições o projeto vem alcançando uma grande aceitabilidade não só pelos educandos, mas também por toda comunidade local, partindo do pressuposto de que nesta edição houve inovações a partir do nome que é bem sugestivo”, explica a professora.
O diretor da escola, Marcílio Gomes, relata que o projeto tem contribuído para despertar talentos nos alunos, cujo protagonismo é o foco central da ação. “Esse projeto colabora para a formação cidadã por meio da reflexão e escrita sobre tantos temas sensíveis na sociedade atual. Somado a isso, há uma maior integração da escola com a comunidade que participa ativamente durante seu desenvolvimento.
Além de toda a comunidade escolar, o evento foi assistido pela gerente da 5ª Gerência Regional de Educação (GRE), Lucimary Barros, que se impressionou com as apresentações. “Foi um verdadeiro show de talentos, beleza, arte e alegria protagonizada pelos nossos estudantes como forma de resgatar e valorizar a cultura popular e a sabedoria do seu povo. É de fundamental importância abordar temáticas atuais e necessárias à formação integral dos nossos estudantes”, finaliza a gerente.