Projeto realizado em escolas estaduais de Palmas é apresentado no 1° Encontro Nacional de Justiça Restaurativa na Educação

Tocantins

24.08.2023

O projeto Semana de Sensibilização da Justiça Restaurativa nas Escolas, promovido pela Escola Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), foi apresentado nesta quinta-feira, 24, na mesa-redonda “A Experiência do Tocantins: Sensibilização para a Justiça Restaurativa”, uma das atividades do 1º Encontro Nacional de Justiça Restaurativa na Educação. 

A Semana de Sensibilização da Justiça Restaurativa nas Escolas foi realizada de 31 de julho a 04 de agosto em quatro unidades escolares de Palmas, sendo elas: Escola Estadual Frederico José Pedreira Neto, Centro de Ensino Médio Tiradentes, Centro de Ensino Médio Castro Alves, Colégio Estadual Girassol de Tempo Integral Rachel de Queiroz. 

O objetivo do curso foi de contribuir com recursos para que as escolas possam se sensibilizar quanto à criação de ambientes que facilitem o enfrentamento da violência e da sua banalização no ambiente escolar, a partir da escuta qualificada, da ressignificação, da restauração e do fortalecimento das relações que permeiam este ambiente, por meio do comprometimento da comunidade escolar.

Presente na mesa-redonda, o secretário executivo da Seduc, Edinho Fernandes, parabenizou o TJTO pela realização da semana de sensibilização e ressaltou que a intenção é que seja realizada em outras unidades de ensino do Tocantins. “Iniciamos essa colaboração em quatro escolas em Palmas, porém, a intenção é expandir  para todo o estado. Reconhecemos a relevância desse tema, pois atualmente o Tocantins é referência nacional no que diz respeito ao desenvolvimento socioemocional nas escolas, por meio das equipes multiprofissionais”. 

A mesa-redonda também contou com a participação da Juíza Auxiliar da Presidência do TJTO, Rosa Maria Gazire Rossi, uma das idealizadoras da semana de sensibilização da justiça restaurativa nas escolas, e Taynã Nunes Quixabeira, facilitadora e instrutora de círculos de construção de paz no Tribunal de Justiça do Tocantins. 

1° Encontro Nacional de Justiça Restaurativa na Educação

O 1° Encontro Nacional de Justiça Restaurativa na Educação teve inicio nessa quarta-feira, 23, e segue até sexta-feira, 25. O evento está sendo realizado pelo Poder Judiciário do Tocantins (PJTO) e pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), no Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) em Palmas. 

Fábio Almeida/Governo do Tocantins

Revisão Textual: Ruth Soares/Governo do Tocantins