Mato Grosso
11.01.2023Os alunos da Escola Estadual Rafael de Siqueira, no município de Chapada dos Guimarães, receberam, na segunda quinzena de dezembro, o livro didático em formato e-book: ‘’Raízes do Conhecimento – Chapada dos Guimarães”. O material faz parte de um estudo em complementação e participação da comunidade escolar, desenvolvido por bolsistas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (FAPEMAT) e da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), durante o ano de 2022.
Ainda em sua fase inicial, o material didático foi considerado pelo Ministério Público Estadual (MPMT) como um projeto promissor e inovador em pesquisa e iniciação científica, após uma série de avaliações realizadas por membros da comissão. Com isso, o projeto foi encaminhado ao grupo do Banco de Projetos e Entidades (BRAPE), um dos responsáveis por validar, acreditar, incentivar e fomentar a produção do e-book.
Uma das organizadoras e entusiasta do projeto, a professora de geografia formada pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Luziana Fidêncio e Silva, contou que o e-book deve contribuir de forma imersiva para o desenvolvimento crítico e cognitivo dos estudantes.
“O incentivo e a popularização da pesquisa dentro da escola são de extrema importância, pois, o ato de pesquisar desperta o gosto por ler e compreender. Esses fatores são essenciais para a formação de indivíduos críticos no contexto social”, disse. Luziana ainda ressaltou a participação da professora Camila Viana como parte fundamental no projeto por sua vasta experiência na área de iniciação científica, além de um olhar sensível diferenciado para o projeto.
O Município de Chapada dos Guimarães tornou-se pauta importante nesta iniciação, a fim de contribuir com os transmissores e validadores do conhecimento sobre o Cerrado Mato-grossense. A cidade foi utilizada como laboratório a céu aberto pelos envolvidos por contribuir significativamente em pesquisas teóricas e de campo, sobre uso do bioma local e suas nuances, devido ao acesso a sua riqueza que é de valor inestimável para a humanidade.
Além disso, a cidade contribui diretamente na atuação pedagógica por meio das Ciências Humanas no Ensino Fundamental, pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), contribuindo para que os estudantes desenvolvam a noção de contextualização.
Para o diretor da escola, Jefferson Araújo Alves, a participação dos estudantes no projeto contribuiu na introdução textual e desenvolvimento dos estudantes em sala. “Os estudantes foram envolvidos e tiveram o primeiro contato com uma produção científica de verdade. Tiveram oportunidade de saber como é a vida acadêmica e como é feita uma pesquisa científica. Para mim, enquanto gestor da escola, foi um movimento ímpar uma vez que gerou conhecimento e participação da comunidade escolar. Foi um diferencial dentro do nosso município”, finalizou.