Educação do RN promove mais um aulão preparatório para o Enem

Preparação

06.06.2018

O Governo de RN, através da Secretaria de Educação do Estado, realiza, no próximo sábado (9), mais um aulão preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem. A atividade faz parte do projeto #QueroAprender, criado pela Educação do RN, com o objetivo de auxiliar os estudantes do ensino médio na hora de se preparar para as provas do exame.

O projeto promove aulões quinzenais que acontecem, simultaneamente, nas cidades pólos das 16 Diretorias Regionais de Educação e Cultura do Estado. Cada diretoria elabora sua grade de componentes curriculares, de acordo com a disponibilidade dos profissionais da jurisdição. História, matemática, geografia, redação e língua portuguesa são algumas das disciplinas que serão trabalhadas no próximo aulão que, apesar de variar a programação de acordo com cada pólo, passa por todas as áreas do conhecimento cobradas pelas provas do exame.

O projeto #QueroAprender também disponibiliza apostilas com os conteúdos das aulas, produzidas pelos professores que fazem parte do projeto, que já estão sendo encaminhadas para as sedes de cada Direc. Além disso, o mesmo conteúdo pode ser acessado no formato digital no Centro Virtual de Aprendizagem e no aplicativo oficial do projeto – disponível gratuitamente para dispositivos android na Play Store.

A aula inaugural que deu início às atividades presenciais do projeto aconteceu no dia 12 de maio e contou com inscrição de mais de 13 mil alunos da rede estadual de ensino. O segundo encontro foi realizado no dia 26 de maio. O #QueroAprender mobiliza mais de 200 professores, que são responsáveis pela elaboração das apostilas e dos cadernos de exercícios, além da preparação dos conteúdos para os aulões.

Centro Virtual de Aprendizagem

A primeira ação do #QueroAprender em 2018 foi a disponibilização dos conteúdos do projeto no Centro Virtual de Aprendizagem, disponível no portal da Educação do RN (educação.rn.gov.br) e que possui em seu acervo cadernos de nivelamento, de exercícios e apostilas. O conteúdo digital oferecido pela plataforma não se limita aos estudantes da rede estadual de ensino e pode ser acessado pelo público em geral.

Parcerias

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), a Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), cederam espaços para os aulões em diversas localidades. As prefeituras de várias cidades potiguares também cederam ginásios para os aulões e quase 100% dos municípios reiteraram a parceria com o Estado no transporte dos alunos, através do Programa Estadual de Transporte Escolar do Rio Grande do Norte (Petern). “Sem a união de esforços de cada parceiro não seria possível oferecer esse projeto com a qualidade”, destacou a Secretária de Educação do RN, Cláudia Santa Rosa.