Projeto Queremos Paz homenageia vencedores da 1ª etapa

Piaui

17.10.2017

O projeto Queremos Paz realizou na manhã desta segunda-feira (16) a culminância da I Etapa homenageando 26 alunos vencedores de concursos nas categorias redação, desenho e música e dança. O evento foi realizado no Palácio do Karnak  e na ocasião foi lançada a segunda fase do projeto.

 

O projeto Queremos Paz é uma parceria da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), com objetivo de orientar as escolas sobre como proceder diante dos casos de indisciplina e atos infracionais cometidos por menores de 18 anos dentro do âmbito escolar, além de trabalhar a valorização de princípios básicos como a tolerância, o respeito e a justiça, visando inserir a cultura da paz nas escolas, formando cidadãos críticos e atuantes.

 

A secretária de estado da Educação, Rejane Dias, explica que hoje vivemos uma situação muito complexa nas escolas e o enfrentamento ao bullying, a violência e a indisciplina faz-se necessário.

 

"Há uma falta de conhecimento do regimento interno, ou seja, os alunos têm que conhecer seus direitos e deveres. E essa parceria com o Ministério Público tem contribuído de forma significativa para diminuir esse clima de violência, que não queremos, contribuindo com uma cultura de paz. Estamos iniciando mais uma etapa para que esse projeto chegue a mais escolas da Capital e do interior", relata a secretária.

 

O governador Wellington Dias fez questão de participar do evento, que é um trabalho diferenciado no Piauí e no Brasil. "São cerca de 50 membros do Ministério Público, as escolas e suas equipes. Podemos perceber que com atividades saudáveis na área da cultura, das letras, dos esportes é possível criar uma cultura de paz, integrando família e escola, isso faz uma grande diferença, pois vivemos um momento de muita intolerância, e mais do que nunca, precisamos de cada um fazendo sua parte. Ganha a sociedade ganha o Piauí", revela.

 

Após o processo de orientação e diagnóstico das deficiências nas unidades escolares, o projeto Queremos Paz teve início no primeiro semestre de 2016, onde as escolas desenvolveram ações com base na temática da paz, como caminhadas, produção de materiais, gincanas, seminários, concurso de redação, de desenho, de música e dança.

 

Um dos alunos premiados pelo projeto vem da Unidade Escolar Solange Viana, de Teresina. André Oliveira fez a letra que conquistou o 1º lugar do concurso de Dança e Música, outros 11 alunos da escola também foram premiados na categoria.

 

"Esse projeto foi de suma importância, pois além de termos a oportunidade de expressarmos o que aprendemos na escola, podemos levar para todo o Piauí nossa arte, nossa cultura. Fizemos a música ano passado, e tivemos três meses de ensaio e produção", observa o aluno.

 

Raniella Borges da Silva conquistou o 1º lugar no Concurso de Redação. Ela veio da Unidade Escolar Cipriano Vieira de Sá, localizada em Pajeú do Piauí.

 

"Falar sobre paz é muito importante. As escolas precisam muito de paz e há muitas coisas que tiram isso, como os problemas mascarados como o bullying. Eu sofri muito com isso na minha infância e o professor precisa ser preparado para lhe dar com isso. Projetos como esses são fundamentais", enfatiza Raniella.  

 

Segunda fase do projeto

 

A coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Educação e da Cidadania (CAODEC), promotora Flávia Gomes, revela que essa premiação é fruto de dois anos de trabalho e que hoje entra no planejamento estratégico da Seduc para os próximos anos.

 

"A Seduc integra o Projeto Queremos Paz com o Pacto pela Aprendizagem, que é um plano estratégico de educação. Passando, assim, a integrar o trabalho no sentido de contribuir para que as escolas possam pensar estratégias para melhorar tanto os resultados da educação quanto as limitações relacionadas à indisciplina e ao clima escolar, passando pelo fortalecimento dos regimentos escolares, dos conselhos escolares na gestão democrática da escola", completa a promotora.

 

Vencedores do concurso:

 

Concurso de Redação

1º lugar: Raniella Borges da Silva

Unidade Escolar Cipriano Vieira de Sá- 12ª GRE

Título: A paz é uma construção - nota 92,3

2º lugar: Danielly Nataly de Alencar

Unidade Escolar Nossa Senhora do Patrocínio- 16ª GRE

Título: Um grito sonoro de socorro - nota 92,0

 

Concurso de Dança e Música

1º lugar: Unidade Escolar Solange Viana- 19ª GRE

Letra: André Oliveira

Cantoras: Glória Santana,  Joyce Vieira, Sthefanny karoliny

Violão: André Oliveira

Cavaquinho: Fredyson Santos

Zabumba: Jhonata Maciel

Triângulo: Glória Santana

Dançarinos: Ailton Silva, Kauane ketlen, José Fernando, Maria Eduarda de Sousa, Gustavo Almeida, Luiza Emanuelly

 

2º lugar: Unidade Escolar Gayoso Almendra- 2ª GRE

Letra/Vocal: Maria Geangêla da Silva

Violão: Lorrana da Silva Franco

Triângulo: André Queiroz Teixeira

Sanfona: José Renan da Cunha Sousa

Dançarinos: Luan Caio da Silva, Silveira Borges da Costa e Silva,Patrícia Lopes Resende,  Alex Silva, Daniele Teixeira da Silva

Coreografa: Luciene de Carvalho Silva

 

Concurso de Desenho

1º lugar: Mariana Cristina Silva Basto - CETI- Gov Freitas Neto - 20ª GRE

Título: Paz na família

2º lugar: Danilo Silva de Sousa Ferreira- LAR DA CRIANÇA -Dom Abel Alondo  Nunes - 5ª GRE

Título: Quem Promove o mal perde mais, quem promove a paz ganha mais.