Projeto “Pomar” do CEI ZEDU é realizado no Dia Mundial do Meio Ambiente

Mato Grosso do Sul

05.06.2023

As crianças do CEI – ZEDU (Centro de Educação Infantil – José Eduardo Martins Jallad), localizado no Parque dos Poderes, em Campo Grande, participaram do projeto “Pomar”, plantios de árvores frutíferas variadas, na ocasião do Dia Mundial do Meio Ambiente (05 de junho), na área verde dos fundos espaço demarcado para a construção do pomar.

O Centro de Educação Infantil José Eduardo Martins Jallad – Zedu atende cerca de 320 crianças, filhos e filhas dos servidores públicos do Estado do Parque dos Poderes.

Em outubro o CEI ZEDU comemora 40 anos de abertura e “pensando nessa data tão importante pensamos em incluir a ação do Pomar em uma área verde nos fundos que está disponível, visando criar o pomar para uso com as crianças, ação de grande importância no dia Mundial do Meio Ambiente, com o plantio de mudas frutíferas para utilizar e incentivar as crianças na alimentação saudável”, enfatiza professora coordenadora de Práticas Inovadoras Karolyny Amorim Silva.

 

De acordo com a coordenadora Ariane Cristina Martins de Rezende Rosa, a parceria da palavra com a prática possibilita-se a sensibilização do ser poético na infância. “Com isso, os iniciantes costumam andar pelos jardins, procurando conhecer e criar laços de acordo com a sua capacidade criadora. Nesse momento lúdico do ato de plantar e cuidar, é preciso sempre um ambiente aconchegante, afetivo, envolvendo–se numa disponibilidade de emoções”, menciona.

 

Partindo desse pressuposto, entrelaçado ao rodízio literário, “estamos desenvolvendo com as crianças o projeto “pomar! ”, que visa incentivar a garotada tomar posse da história e vivenciar a mágica da natureza, aprendendo o certo e o errado conforme o projeto”, enfatiza coordenadora Marina Angélica Alencar Morel.

 

Com área verde dos fundos, espaço demarcado para a construção do pomar, as turmas irão se encarregar dos cuidados e do acompanhamento do crescimento das mesmas. As professoras aproveitarão essas experiências para relacionar questões de meio ambiente, saúde e pluralidade cultural.

 

Escopo

 

O projeto visa desenvolver a identidade e pertinência por parte de todos os alunos (Educação Infantil) em relação às árvores, que será realizado no espaço dos fundos da escola no qual serão plantadas árvores frutíferas em comemoração à semana do meio ambiente, desejando assim utilizar para consumos os frutos das árvores.

 

“Nossas relações culturais com seu cultivo, além da fruição de conviver em um espaço tão agradável aos sentidos como é o espaço do pomar e do jardim”, menciona diretora adjunta Ana Maria de Lima.

 

A partir do trabalho educativo, pretende-se proporcionar momentos de reflexão junto à necessidade de preservação e mesmo de transformação dos espaços urbanos, a fim de torná-los mais humanos e harmônicos, possibilitando a reflexão individual e coletiva das questões urbano-ambientais, promovendo autocuidado da saúde e uma melhor percepção do meio, utilizando as experiências vividas como estímulo a mudanças de atitudes e à disseminação dessas ideias aos demais membros da comunidade escolar.

 

De acordo com a diretora Fátima Mark, culminância será realizada por intermédio da exposição dos trabalhos feitos no pomar da escola. “o intuito é proporcionar aos alunos uma aproximação com a qualidade de vida vinculada à alimentação, sensibilizando e efetivando ações de cidadania, além de sensibilizar os alunos da importância do cultivo de espaços verdes, como o pomar, bem como a importância da diversidade vegetal, as vantagens na melhoria e preservação da qualidade dos espaços verdes e sua relação com a segurança alimentar da população, conhecimentos empíricos sobre a flora cultivada, suas características biológicas, seus ciclos vitais e também divulgar os processos desencadeados pelas ações ambientais”, finaliza.

 

Adersino Junior, SED

 

Fotos: Arquivo CEI ZEDU