Projeto pedagógico cria caderno virtual para aprendizagem e avaliações

Secretaria de Estado da Educação do ES

08.08.2019

Com base nas novas plataformas digitais disponibilizadas pela Secretaria de Estado da Educação (Sedu), por meio do Programa Sedu Digital, o professor de Física, Fabricio Antunes, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Misael Pinto Netto, em Aracruz, desenvolveu com os alunos da 1ª série do Ensino Médio, um projeto que permite que cada estudante possa arquivar seus cadernos pessoais na Internet.

Os estudantes estão realizando uma abordagem pedagógica que usa smartphone e Chromebooks do laboratório móvel de informática para desenvolverem o projeto chamado “Digitalizando Informações, Armazenando Conhecimento”. O objetivo é proporcionar uma maior interação entre professor e alunos, para promover uma aprendizagem ativa, proporcionar métodos de avaliações mais rápidas e reduzir o consumo de papel e toner das impressoras.

Dois aplicativos são utilizados: um para escaneamento em pdf das atividades e outro para acessar a Sala de Aula Virtual do Google Classroom. Para fazer a interação, o aluno usa seu próprio smartphone para escanear, e o Chromebook para interagir com o professor. Com isso, as atividades ficam armazenadas na linha do tempo da Sala de Aula Virtual, podendo ser acessadas a qualquer momento e lugar pelos alunos e pelo professor.

Para realizar a avaliação, o aluno acessa a prova digital, disponibilizada pelo professor e resolve as questões em uma folha reserva. Com o smartphone ele digitaliza suas respostas no formato pdf e publica no drive de armazenamento da sala virtual para avaliação do professor. A ideia do projeto do professor Fabricio Antunes segue a tendência tecnológica. “A ideia é que nos próximos dias, as avalições possam ocorrer a custo zero, com 100% do formato digital”, defendeu.

“Estamos vivendo a era digital. As crianças já nascem conectadas e a escola precisa entender que nossos alunos não aprendem e não aceitam mais o método de aprendizagem do século passado. Precisamos aproximá-los da escola, apara promover uma aprendizagem de qualidade e a tecnologia é o elo que vai viabilizar isso. A aprendizagem e as avaliações do futuro serão digitais”, afirmou Antunes.

O aluno Bruno Santos de Souza, gostou do novo método de ensino. “É muito fácil. Baixei os aplicativos e comecei a usar, postando na sala virtual que o professor criou. Achei muito legal porque a gente já anda com o celular. Agora, podemos usar isso a nosso favor, tanto em casa como aqui na escola”, disse o aluno. 

Diante da repercussão e o engajamento dos estudantes, o professor ainda afirma que vai expandir sua aplicação para as turmas das três séries do Ensino Médio.

O vídeo dos alunos pode ser acessado pelo link: https://youtu.be/6dbF91kvE44

Sedu Digit@l

O Programa Sedu Digit@l busca expandir as oportunidades de aprendizagem dos estudantes por meio da experiência digital. A proposta é desenvolver cultura/experiência digital integrada ao desenvolvimento e fortalecimento do currículo escolar, por meio de formação e assessoramento aos professores, do uso de metodologias ativas, do estímulo ao engajamento dos estudantes e à produção de conhecimento e a valorização das produções escolares.

Dentre as ações propostas pelo Sedu Digit@l estão: Reforço da aprendizagem e aprofundamento dos estudos via plataforma de busca de conteúdos digitais; Pré-Enem Digit@l; EJA e CEEJA Digit@l e Plataforma de Cursos.

Sala de Aula Virtual

Lançado em outubro, oportuniza o acesso às ferramentas do Office 365: ferramentas digitais de interação e ambientes on-line para colaboração, para desenvolvimento de atividades em grupo, compartilhamento de ideias, criação de comunidades de estudos e de práticas, criação de redes de conhecimento.  Poderão ter acesso às 19 ferramentas disponíveis, todos os profissionais da educação da Rede Estadual do Estado e os alunos, a partir o 9º ano.