Projeto “Ouvidoria vai à escola” realiza visitas em unidades de ensino da Região Metropolitana de Salvador

Bahia

13.05.2022

O projeto “Ouvidoria vai à escola”, desenvolvido pela Secretaria da Educação do Estado (SEC), vem realizando visitas às escolas estaduais para promover escuta e discussões com os estudantes sobre o funcionamento da Ouvidoria da SEC e outras temáticas. A iniciativa pretende promover o fortalecimento da democracia participativa nas escolas com o envolvimento da comunidade escolar na gestão e promoção da melhoria da qualidade da educação.

Nesta quinta-feira (12), as equipes finalizaram a agenda da semana com visitas nos municípios de Camaçari e Barra do Pojuca, com ações no Colégio Estadual Angiolina Teixeira de Souza, Colégio Estadual Barra de Pojuca, Colégio Estadual Cidade de Camaçari e no Centro Territorial de Educação Profissional da Região Metropolitana de Salvador. Layde Maria, que é professora de Linguagens e suas Tecnologias do Colégio Estadual Barra do Pojuca, tem 20 anos como servidora pública e analisa a iniciativa como uma ação positiva. “Este é um movimento significativo em se tratando da escutatória do aluno e professor. A ação fortalece o protagonismo juvenil com voz e faz com que eles se sintam cidadãos na ação educacional.”

A estudante Geovana Barbosa, 19, que faz o 3º ano do Ensino Médio, no Colégio Estadual Barra do Pojuca, disse que o projeto é uma oportunidade para incentivar a expressão dos jovens. “A Ouvidoria dá a oportunidade para os alunos e funcionários estarem expressando suas opiniões sobre alterações necessárias em nosso ambiente escolar. Com a equipe da Ouvidoria aqui na unidade, o Estado pode ver de perto as nossas demandas e dialogar conosco sobre como podemos melhorar. Isso é muito importante para todos nós”.

Nesta semana, também  foram realizados encontros nos municípios de Lauro de Freitas, Itaparica e Mar Grande, nas seguintes unidades de ensino: Colégio Estadual Juracy Magalhães Júnior, Colégio Estadual Democrático Jutahy Magalhães, Centro Estadual de Educação Profissional do Oceano, Colégio Estadual Desembargador Júlio Virgínio de Santana, Colégio Estadual Kleber Pacheco, Colégio Social de Portão, Colégio Estadual Américo Simas, Centro Estadual  de Educação Profissional em Tecnologia , Informação e Comunicação de Lauro de Freitas e Colégio Estadual Américo Simas.

A ouvidora adjunta, Adriana Barreto, falou da importância da iniciativa. ”O projeto tem realizado a escuta aos estudantes e percebemos que as comunidades têm se constituído como uma ferramenta de gestão e têm colaborado para pensar as ações políticas públicas voltadas para resolver as demandas locais. Nas visitas, também apresentamos programas importantes como Educar para Trabalhar, Bolsa Presença e Dignidade Menstrual. A ação amplia o poder de escuta estadual e agrega a comunidade. Com isso, fortalecemos a cidadania e o protagonismo juvenil”.

A Ouvidoria da Educação pode ser acessada através do telefone 0800 28 40011 ou pelo e-mail: ouvidoria@educacao.ba.gov.br. Para entrar em contato com a Ouvidoria Geral do Estado, acesse as redes sociais: Facebook (@ouvidoriageraldabahia); Instagram (@ouvidoriageralbahia); Twitter (@ouvidoriageral): além do e-mail: ceao@ouvidoria.ba.gov.br ou o site: www.ouvidoria.ba.gov.br.