Projeto “Ouvidoria vai à escola” promove democracia participativa com estudantes da rede estadual

Bahia

04.05.2022

O projeto “Ouvidoria vai à escola”, que é desenvolvido pela Secretaria da Educação do Estado (SEC), vem realizando, ao longo do ano letivo, visita às escolas estaduais para promover discussões com os estudantes líderes de classe sobre o funcionamento da Ouvidoria da SEC e outras temáticas. A iniciativa visa promover o fortalecimento da democracia participativa nas escolas, com o envolvimento da comunidade escolar na gestão e promoção na melhoraria da qualidade da educação.

Nesta quarta-feira (4), os encontros foram realizados no Colégio Estadual Vicente Pacheco, no bairro Dom Avelar; Colégio Estadual Naomar Alcântara Batista Neves, em Cajazeiras V; e o Colégio Estadual Luiz José de Oliveira, na Fazenda Grande I. Já na quinta-feira (5), será a vez dos estudantes dos Colégios Estaduais Mário Augusto, Azevedo Fernandes, Governador Roberto Santos, Raymundo Oliveira, Dona Mora Guimarães e Nelson Barros.

A ouvidora adjunta, Adriana Barreto, falou da importância da iniciativa. “O projeto Ouvidoria Vai à Escola foi criado em 2013 e, em 2022, ampliamos a meta de visitas às unidades escolares em todos os territórios da Bahia. Desta forma, fazemos uma escuta qualificada das demandas das escolas e, ao mesmo tempo, levamos informações sobre os projetos, ações e programas que estão sendo desenvolvidos pela SEC, a fim de garantir a acessibilidade das informações à comunidade escolar”.

O líder de classe, William Henrique de Oliveira, 16, 2° ano, no Colégio Luiz José de Oliveira, afirmou que o diálogo com a Ouvidoria da Educação é fundamental. “É muito importante saber como funciona a Ouvidoria da Educação, pois nos dá voz para discursos sobre assuntos relacionados às demandas da escola”.

O líder de classe, João Vitor de Almeida, 18, que cursa a modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), no Colégio Estadual Vicente Pacheco, também gostou de dialogar com representantes do projeto. “Esse canal de comunicação direto com a Ouvidoria da Educação é muito interessante, pois podemos relatar algum problema que aconteça e tentar solucioná-los com o apoio da própria ouvidoria”, comentou.

A Ouvidoria da Educação pode ser acessada através do telefone 0800 28 40011 ou pelo e-mail: ouvidoria@educacao.ba.gov.br. Para entrar em contato com a Ouvidoria Geral do Estado, acesse as redes sociais: Facebook (@ouvidoriageraldabahia); Instagram (@ouvidoriageralbahia); Twitter (@ouvidoriageral): além do e-mail: ceao@ouvidoria.ba.gov.br ou o site: www.ouvidoria.ba.gov.br.