Projeto “Mulheres em todas dimensões” é realizado em unidade de Ladário-MS

Semana de Conscientização

10.06.2021


Campo Grande (MS) - Escola Estadual 2 de setembro, localizada na Avenida 14 de março, em Ladário, que oferta ensino em tempo integral, através do programa “Escola da Autoria”, realizou, de 1º a 31 de maio, o projeto intitulado ¨Mulheres em todas as dimensões¨, junto as séries finais (6º ao 9º ano) do Ensino Fundamental II e 1º anos do Ensino Médio, através da disciplina Projeto de Vida e por intermédio da interdisciplinaridade, promovendo a integração dos conteúdos de diferentes disciplinas na área de Linguagem. Foram articuladas ações interventivas de desigualdade de gênero no trabalho, feminismo no Brasil, gravidez precoce e suas prevenções, sedentarismo e suas consequências, tráfico de mulheres.

O projeto foi sistematizado por professores das disciplinas de Projeto de Vida, Eletivas, Língua Espanhola, Português, Intervenção Comunitária, no intuito de construir uma prática pedagógica que privilegiem a leitura e produção de texto, pesquisas, entrevista, debate em grupo e reportagens.  Somando-se a isso, o uso das redes sociais como ferramenta pedagógica e o objetivo de apresentar novos referenciais sobre os temas elencados, além do estudo desses temas, os alunos estariam envolvidos e capazes de perceber a importância da valorização da mulher na comunidade na qual a escola está inserida e na sociedade em geral.

Devido às grandes evidências, envolvendo as mulheres em todas as dimensões, uma das biografias estudadas é a da Maria da Penha Fernandes, a personalidade brasileira que inspirou a elaboração da Lei nº 11.340, de 7 de agosto de 2006, que cria mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher, bem como prevenir, combater e punir crimes contra mulheres.

De acordo com a diretora Ana Maria de Arruda Braga, como uma iniciativa que busca fomentar o uso das redes sociais para ações positivas, os trabalhos desenvolvidos, com a sensibilização e a autorização das pessoas participantes, foram realizados registros fotográficos e vídeos dos alunos, professores e comunidade escolar em geral e postados nas redes sociais, por meio do Face book da escola, WhatsApp do grupo de estudos, com os temas estudados.

O projeto “Mulheres em todas as dimensões” envolveu outras disciplinas que trabalharam conteúdos relacionados ao gênero feminino. A disciplina de Pesquisa e Autoria trabalhou com o tema as consequências e combate ao sedentarismo para mulheres, onde as mães realizaram alongamentos e exercícios de movimentos com os filhos e enviaram fotos para os professores. Os professores realizarão doações dos materiais de higiene pessoal arrecadados para o CRAM (Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência).

Texto: Adersino Valensoela Gomes Junior – Secretaria de Educação de MS