Mato Grosso do Sul
18.12.2024A Escola Estadual Professora Lígia Terezinha Martins, de Rio Brilhante, realizou no dia 29 de novembro o 1º Literarte, um projeto da área de Linguagens e suas Tecnologias, de caráter interdisciplinar, contemplando, principalmente a Arte e a Literatura.
O projeto tem como escopo valorizar o desenvolvimento e reflexão das línguas e expressões artísticas, envolvendo toda a comunidade escolar, levando ao desenvolvimento da criatividade e a busca de competências e habilidades pertinentes às questões culturais e literárias.
O Literarte integrou o melhor da literatura, música, dança, arte, teatro e artes visuais, tecnologia e também temas como bullying, consciência negra, diversidade cultural e racial, memórias, estimulando e incentivando a escrita literária e fomentando outras competências artísticas dos estudantes, uma vez que exercitou a valorização das mais diversas manifestações artísticas e culturais estabelecidas nas competências da Base Nacional Comum Curricular.
Ocorreram apresentações dos trabalhos feitos pelos alunos durante o ano em espaços organizados para demonstração, como a árvore literária, o corredor de guarda-chuvas, varal de cordel, jornal produzido pelos alunos, cartazes argumentativos sobre livros lidos, paródias sobre bullying, sala de vídeos produzidos pelos alunos, sala da antiguidade resgatando a história local, livro de poemas gigante, sólidos geométricos gigantes, murais temáticos, assim como a apresentação dos projetos de arte e cultura – ginástica rítimica e capoeira - desenvolvidos na escola.
“Tivemos também convidados que vieram prestigiar nosso evento com apresentações de teatro, breaking, capoeira, dança do grupo ‘Só Conviver’, poeta local com apresentação de um monólogo baseado em seu livro de poemas, entre outros. O evento contou também com a parceria da Funcerb e participação de toda comunidade escolar”, finaliza diretora Lucimara Faustino Barbosa Cattani.
Adersino Junior, SED
Fotos: Arquivo escolar.