Tocantins
25.04.2025Com o objetivo de promover o protagonismo na escrita literária, estudantes do Colégio Cívico-Militar de Tempo Integral Domingos da Cruz Machado, de Araguaína, realizaram durante o primeiro bimestre deste ano um projeto de leitura e escrita literária, que resultou em um livro escrito pelos próprios estudantes: “O Canto das Tocantinas”.
A obra, que retrata o Tocantins e a sua população, faz também uma homenagem para a escritora Lita Maria, uma das maiores escritoras do Tocantins, autora de “Canto da Carpiteira”, que foi utilizada pelos estudantes para a construção do livro. O projeto reúne minicontos e minipoemas feitos pelos jovens, e tem como objetivo fortalecer a leitura de obras literárias tocantinenses nas escolas da rede pública, além de incentivar o protagonismo estudantil por meio da escrita literária.
O professor e responsável pelo projeto, Diego Rochac, participou junto com os estudantes da construção dos poemas e contos que compõem a obra. “O primeiro foco é a questão de ser a literatura do Tocantins dentro das escolas da rede pública. A nanoantologia “O Canto das Tocantinas”, é um livro digital produzido para homenagear Lita Maria, uma das maiores escritoras do Brasil. Sua obra “O Canto da Carpideira” é leitura obrigatória para os vestibulares da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). Nós enviamos o nosso livro para Lita e ela amou a homenagem e até escreveu o prefácio do livro”, pontuou.
Para a estudante da terceira série do Ensino Médio, Shayerhe Kawany Ferreira Alves, participar do projeto foi uma experiência única. “Eu já escrevia haicais em minhas redes sociais, então quando o professor Diego nos apresentou a obra da escritora Lita Maria e disse que nossos textos virariam uma obra literária eu fiquei muito animada. O meu texto fala sobre como a autora coloca em destaque as mulheres tocantinenses e como isso é muito importante”.
A escritora Lita Maria revela que é uma honra receber uma homenagem tão bonita por meio da escrita. “O meu romance, que está sendo trabalhado nesse contexto, é um romance que foi indicado quatro vezes ao vestibular, ao lado de grandes nomes da literatura brasileira. Então eu recebo com muita alegria essa notícia, saber que o protagonismo das minhas personagens, dessas mulheres que habitam o Sertão nas minhas obras estão sendo trabalhadas através da escrita de minicontos e de poemas. E é um presente saber que essa homenagem vem através da escrita e da criação literária”, afirmou.
Edição: Ana Luiza Dias/Governo do Tocantins
Gabriela Rossi/Governo do Tocantins