Sergipe
19.06.2024Os alunos Antony Guilherme, Mikael Andrade e Victor Yuri, do Colégio Estadual Coelho e Campos, além dos estudantes Luiz Guilherme, Cleber Andrade e Cleiton Andrade, do Colégio Estadual Irmã Maria Clemência, ambos da rede pública estadual de ensino de Capela, foram classificados para a final do Campeonato Brasileiro de Karatê, que acontecerá no mês de novembro, em Recife (PE).
Eles retornaram, nessa segunda-feira, 17, da 5ª seletiva do Campeonato Brasileiro de Karatê, ocorrido em Manaus (AM), no período de 13 a 16 de junho, com uma medalha de ouro, duas de prata e três de bronze. Orientados pelo técnico e professor de educação física da rede estadual de ensino Klebert Moura dos Anjos, eles competiram com mais de 300 atletas de 17 estados brasileiros.
O atleta Victor Yuri conta que começou a praticar o karatê em 2021 quando o professor anunciou o projeto ‘Karatê na Escola’ e ele aceitou, pois estava em período pandêmico e viu a oportunidade de praticar exercícios físicos para melhorar sua saúde. Essa foi a primeira competição nacional em que Victor participou e já ficou em 2° lugar no kata. “Foi uma das melhores experiências para mim. Eu fiquei nervoso; foi minha primeira seletiva, mas me classifiquei para a final. Graças a Deus deu tudo certo, tanto para mim quanto para meus amigos”, disse.
Já Cleiton Andrade, que tem a mãe dele como a principal incentivadora, participou da competição ao lado do irmão Cleber Andrade. “Eu me apaixonei imediatamente, e saber que o karatê não é só chutar nem lutar, é mais complexo e algo a mais. A competição me proporcionou uma experiência única e maravilhosa, e as minhas expectativas estão altas para a final. A gente vem treinando muito para chegar até aqui”, afirmou.
Os alunos competiram por duas modalidades: kata, luta imaginária com movimentos de ataques e defesas pré-definidos, na qual o aluno Victor Yuri conseguiu o 2º lugar; e o kumite, confronto direto entre dois atletas com a seguinte classificação: 1º lugar, Antony Guilherme + 76 kg; 2º lugar, Luiz Guilherme – 76 kg; 3º lugar, Mikael Andrade – 57 kg; Cleiton Andrade, 3º lugar – 76 kg; 3º lugar Cleber Andrade – 61 kg.
Projeto e financiamento
Os atletas participam do projeto esportivo Karatê na Escola. Esta iniciativa foi aprovada pela Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc) e conta atualmente com 45 alunos cadastrados que variam do nível iniciante (faixa branca) até o 4° estágio de graduação (faixa laranja).
As aulas ocorrem no Colégio Estadual Monsenhor Eraldo Barbosa de Almeida e estão disponíveis para todos os estudantes da rede no município de Capela. O projeto conta com investimentos do Programa de Transferência de Recursos Financeiros Diretamente às Escolas Públicas Estaduais (Profin), que visa a assegurar uma educação de qualidade para todos os alunos, além de garantir um ambiente que valorize a inclusão, o esporte, o lazer, a juventude e a cultura como partes integrantes do processo educativo.
O professor e técnico Klebert Moura, que desenvolve o projeto Karatê na Escola, vem obtendo êxito em competições nacionais e falou sobre a importância da participação dos alunos. “É importante dar a oportunidade de competir com atletas de diferentes níveis e poder nivelar a parte técnica”, disse, ao completar que “o papel do karatê oportuniza aos seus praticantes o conhecimento além do tatame”. Ele lembrou que sem os investimentos do Profin os alunos não teriam como competir, já que envolve, além de passagens e hospedagens, uma alimentação adequada para atletas.