Projeto “Jogo da Vida no Trânsito” capacita professores da rede estadual de ensino

Amapá

03.02.2015

Com o intuito de educar futuros motoristas, o Governo do Amapá, através da Secretaria de Estado da Educação (Seed), firmou um convênio com a Fundação Volkswagen, autora do projeto "Jogo da Vida no Trânsito". Trata-se de um game educativo para acostumar as crianças com o código de segurança e legislação do trânsito.

No Amapá, todos os municípios aderiram ao projeto. Durante quatro dias, os professores participam do primeiro módulo do curso de formação e, de acordo com a programação, os temas trabalhados são cidadania, comportamento e educação no trânsito. A ideia é que, a partir desse primeiro momento, os educadores fiquem aptos para exercer o papel de formadores em sala de aula.

Segundo a coordenadora do projeto "Jogo da Vida no Trânsito", Patrícia Smith, a procura pelo curso foi satisfatória, foram fechadas quatro turmas, cada uma composta por 40 participantes. Os municípios de Laranjal do Jari, Itaubal e Tartarugalzinho são alguns dos presentes.

"Esse processo promove a sensibilidade dos alunos desde cedo quanto à educação no trânsito. Futuramente, os professores formadores receberão tablets com os games instalados, posteriormente através de um processo seletivo os alunos também irão receber tablets", explicou Patrícia Smith.

Diante do alto índice de acidentes de trânsito no Amapá, os jogos visam prevenir e diminuir esse número através do dia a dia em sala de aula. A narrativa do jogo traz dicas de segurança, legislação no trânsito e cidadania.

A formadora do projeto da Fundação Wolksvagem, Stella Barbiere, destacou a importância da iniciativa. "Todas as medidas que pudermos tomar para unir trânsito e cidadania são válidas. A intenção é trabalhar o comportamento dos jovens para evitar acidentes. A gente entende que, se trabalharmos desde a infância e adolescência a educação no trânsito a partir dos jogos educativos, conseguiremos reverter essa triste realidade existente no país", ponderou.

O curso de capacitação do primeiro módulo ocorre pela manhã e à tarde. No decorrer do semestre, gestores e professores participam de mais três módulos.