Mato Grosso do Sul
07.11.2024A Escola Estadual Maria Leite, em Corumbá, promoveu, no dia 29 de outubro, o projeto "Haja Matemática", trabalho está sendo desenvolvido nas turmas de bloco final do AJA-MS (Avanço do Jovem na Aprendizagem em Mato Grosso do Sul) Ensino Fundamental, e nos blocos avançados I e II do AJA-MS Novos Percursos, etapa do Ensino Médio.
O projeto visa gerar e desenvolver habilidades da área de matemática e demais conhecimentos gerais, por meio de atividades lúdicas, dinâmicas e que estimulem o trabalho em equipe com jogos que envolvam a resolução de problemas, trabalhando o raciocínio lógico, as operações básicas de matemática e o uso da matemática nas mais diversas áreas de conhecimento.
O “Haja Matemática” tem como objetivo engajar os estudantes, com estratégias de desenvolvimento de jogos individuais e por equipe, como: os jogos de tabuleiros (xadrez e dama) que estimulam o raciocínio matemático; jogos estratégicos como o Batalha Geométrica, que visam motivar os estudantes no conhecimento da área de geometria, bem como, trabalhar o uso de coordenadas para localização (utilizado no componente de geografia).
Além dos jogos por equipes, como a “corrida de revezamento de tabuada”, cujo objetivo é fomentar o raciocínio matemático, resolvendo as questões de multiplicação, onde, na largada é dada uma questão para resolver, por exemplo: quanto é (9x3), os participantes correm e quem chegar ao parceiro responde e passa o bastão para o próximo resolver, vence a equipe que resolver todos os obstáculos de revezando com o colega em menor tempo.
Na modalidade por equipe, há ainda os jogos de resolução de questões, como “padrões de multiplicação e divisão”, “onde com o auxílio e supervisão dos professores, as equipes são posicionadas em frente aos paletes/quadros e devem resolver os problemas matemáticos apresentados, incentivando o trabalho em grupo e análise dos conjuntos de dados”, lembra PCPI (Professor Coordenador de Práticas Inovadoras) Carlos Adriano Salles.
Quizz
Há ainda a proposta do Quizz: batalha de conhecimento, onde os estudantes são divididos e estimulados a responder questões de conhecimentos gerais das diferentes áreas de conhecimento, abrangendo as áreas de exatas, linguagens, humanas e de ciências da natureza e suas tecnologias.
“Esses são apenas alguns dos jogos apresentados aos estudantes, o que demonstrou nesse primeiro dia ser muito eficaz no envolvimento e participação dos alunos”, menciona assessora do projeto Valkíria de Castro Soares.
“Esperamos com o projeto despertar nos estudantes um espírito crítico, analítico e capaz de desenvolver as habilidades básicas da matemática do dia a dia (multiplicação, divisão, subtração, potenciação etc.), trabalhando ainda as habilidades e competências da base nacional comum curricular (BNCC) de matemática, como a COMPETÊNCIA ESPECÍFICA 1 (Utilizar estratégias, conceitos e procedimentos matemáticos para interpretar situações em diversos contextos, sejam atividades cotidianas, sejam fatos das Ciências da Natureza e Humanas, ou ainda questões econômicas ou tecnológicas, divulgados por diferentes meios, de modo a consolidar uma formação científica geral)”, enfatiza coordenadora Jéssica Delilo Duarte.
Dessa maneira, resgatando o conhecimento de base, fortalecendo a recomposição da aprendizagem e desenvolvendo o plano de ação para intervenção pedagógica e resgate dos alunos que apresentam dificuldades na área, “uma vez que, observou-se a necessidade de propor formas diferentes de encarar os componentes curriculares, sendo necessário utilizar uma proposta de aprendizagem que promova o envolvimento dos estudantes com métodos diferenciados e diversidade de recursos, onde os estudantes passam a ser protagonistas no processo de ensino aprendizagem”, relata coordenadora de qualificação Renata Franco Vilasboas.
“Sabe-se que toda a mudança de postura pedagógica requer de toda equipe escolar muito esforço, pesquisa e principalmente dedicação. O que de fato torna essas ações e projetos um sucesso, pelo envolvimento da equipe AJA da escola Maria Leite em abraçar toda proposta sugerida, desde a gestão escolar, até a coordenação e equipe pedagógica. Assim, acredita-se que haverá uma melhora substancial e consequentemente, melhores resultados nos estudos de modo geral, para que o ensino se torne mais eficaz”, fenaiza diretor Paulo Eduardo Mendes Balejo.
Adersino Junior, SED
Fotos: Arquivo escolar.