Minas Gerais
22.03.2024No Dia Mundial da Água, celebrado neste dia 22 de março, o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), destaca uma iniciativa crucial para assegurar a qualidade da água nas escolas estaduais do estado: o projeto Gota d'Água, lançado em 2023.
O projeto tem como objetivo identificar e melhorar o abastecimento de água em escolas que utilizam fontes naturais como poços artesianos ou captação superficial. A SEE/MG monitora constantemente a qualidade da água nessas escolas, priorizando aquelas não atendidas por companhias públicas de abastecimento.
Os resultados já são visíveis, com a instalação de kits de purificação de água beneficiando mais de 30 mil alunos em 132 escolas até o momento. Além disso, foram realizados diagnósticos em colaboração com a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) e as prefeituras municipais.
Para a superintendente de Infraestrutura da SEE/MG, Thais Correa, o projeto tem sido bem-sucedido. "Estamos atuando fortemente nas escolas onde o abastecimento não é feito por companhias públicas, garantindo a boa qualidade da água em todas as escolas estaduais de Minas Gerais".
Análises laboratoriais
O projeto envolveu a realização de análises laboratoriais da água, seguida pela implementação de sistemas de cloração e filtragem, garantindo que a água atenda aos parâmetros estabelecidos pela legislação vigente. Adicionalmente, foi elaborada a cartilha a cartilha “Orientação para análise da água e orçamento para instalação de filtro e cloração”, com orientação destinada às escolas, oferecendo diretrizes sobre como proceder com a identificação da fonte de abastecimento e a análise da água.
Essa iniciativa vai além da proteção da saúde e bem-estar dos estudantes e servidores, buscando também a preservação de um recurso vital para a sustentabilidade ambiental e a qualidade de vida da comunidade escolar: a água.