Projeto fomenta vida saudável em escola estadual que atende jovens em cumprimento de medidas socioeducativas

Pará

28.06.2024

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Antônio Carlos Gomes da Costa, localizada no município de Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém (RMB), proporciona aos socioeducandos atendidos na instituição, bem-estar físico, mental e emocional através do projeto "Vida Saudável 2024". Dentro da proposta foram desenvolvidas ações de conscientização para melhores hábitos de vida. A ação segue até hoje, 28. A escola é a única unidade do Estado que atende exclusivamente jovens privados de liberdade e, nesta semana, celebra 10 anos de ensino.

Conforme a organização, o desenvolvimento do projeto aconteceu durante os dois primeiros bimestres deste ano letivo, de forma interdisciplinar, durante as aulas e desenvolvimento de atividades coletivas. Entre as abordagens estiveram: aspectos importantes de uma vida nutricional adequada; observação da origem de alimentos como frutos e sementes; pirâmide alimentar, destacando os itens mais importantes para uma dieta equilibrada; além da instrução de atividades físicas regulares, que podem ser praticadas no cotidiano dos jovens.

"É uma experiência de muito aprendizado sobre a nossa saúde, o alimento que a gente come, o que é saudável para comer e o que não é saudável", comenta um dos socioeducandos atendidos na escola.

O projeto "Vida Saudável" iniciou em 2014 a partir das áreas de Ciências Físicas e Biológicas. Nos anos seguintes, percebeu-se a necessidade de tornar o projeto interdisciplinar, assim como de ampliar o trabalho desenvolvido, ofertando: aferição da pressão; índice de massa corporal (IMC); produção de receitas saudáveis, com oficina de reaproveitamento alimentar; e anamnese de composição corporal/orgânica, com as devidas medições. As ações são realizadas em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA) Campus Castanhal e Pastoral da Criança, para diversificar o conhecimento e a oferta de atividades, instigando os socioeducandos a refletirem sobre uma vida saudável.

"Esse é um projeto que traz para nós um aprendizado e um conhecimento a respeito de como podemos ter uma vida saudável a partir do esporte, conhecendo a matemática, funções da linguagem, conhecendo as propriedades de cada alimento ou pelo menos da maioria dos alimentos que consumimos, o que devemos ou não consumir para a nossa saúde. Então, nossos estudantes conhecendo a importância de ter uma boa alimentação, juntamente com atividades físicas, possivelmente teremos jovens mais equilibrados física e emocionalmente", enfatiza a professora Simony Aguiar.

Para incentivar o interesse dos socioeducandos pela temática, foram realizadas ações no campo da arte e cultura por meio da exibição de documentários sobre bioeconomia; confecção de cartazes; além de práticas culinárias através da produção de pães e bolo; assim como incentivo musical com a canção “Sabor Açaí”, do cantor Nilson Chaves; a reciclagem também esteve entre as atividades, com a produção de hortas verticais e horizontais de garrafas pets; entre outros trabalhos. 

A partir de abordagens teóricas e práticas os jovens puderam perceber os benefícios de uma vida mais saudável e das vantagens de investir na saúde preventiva. “Foi muito importante para mim o conhecimento, a sabedoria, conhecer mais sobre o ‘Projeto Vida Saudável’ que eu nunca tinha participado”, comentou um socioeducando da 3ª etapa.

Uma década de trabalhos e resultados - A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Antônio Carlos Gomes da Costa atende, desde 27 de junho de 2014, adolescentes e jovens em cumprimento de medida socioeducativa.

Por meio de convênio entre a Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc) e Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa), a escola estadual vem cumprindo ações educacionais que já alcançaram resultados comprovados por meio de pesquisas de dissertações, artigos, teses, livros, revistas, entre outros. Segundo os professores, os resultados são notados também via estudantes que alcançaram seus objetivos por meio dos estudos, conseguindo ingressar no Nível Superior.

 

Texto: Amanda Oliveira / Ascom Seduc