Mato Grosso do Sul
21.07.2023Os estudantes dos 9º Ano do ensino fundamental da Escola Estadual Cândido Mariano, que oferta ensino em tempo integral, em Aquidauana, participaram do projeto extra classe intitulado “Explorando as Raízes Culturais: Descobrindo a Arte, a História e a Biodiversidade do nosso Estado”, uma parceria entre as professoras Branca Mendes de Oliveira do componente curricular Artes e da professora coordenadora de Práticas Inovadoras Geiselly Marçal da Silva Leão na escrita e no agendamento das atividades.
Os estudantes puderam ter um dia de muitos aprendizados, descobertas e diversão. Iniciou-se com a visita ao Museu das Culturas Dom Bosco pela manhã, em seguida os estudantes almoçaram e passearam no Shopping Campo Grande e no período vespertino visitaram o Bioparque Pantanal. Além de muitas fotos e vídeos produzidos por eles, também chegaram compartilhando todas as experiências vivenciadas.
Diversidade Cultural
O projeto teve por objetivo fortalecer a valorização da diversidade cultural e das manifestações artísticas locais e mundiais, por meio da análise crítica dos processos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais em diferentes âmbitos. Visando identificar e combater diversas formas de injustiça, preconceito e violência, adotando princípios éticos, democráticos, inclusivos e solidários, e respeitando os Direitos Humanos.
Além disso, busca resgatar, preservar e divulgar a valorização acerca das tradições culturais sul-mato-grossenses, bem como estudar a história e cultura afro-brasileira e indígena. Tudo isso com o intuito de promover a reflexão crítica e a conscientização sobre a importância da diversidade cultural e da valorização das manifestações artísticas e culturais.
“Deste modo, a finalidade de reduzir o impacto da perda de aprendizagem ocorrida durante a pandemia, fomentar a conscientização ambiental e a valorização da riqueza da biodiversidade e cultura do Estado de Mato Grosso do Sul, promovendo a sensibilização em nível regional e local em Mato Grosso do Sul, podem ser consideradas exitosas”, menciona diretora Nilda Fátima Moraes de Oliveira Silva.
Protagonismo
O valor para o transporte orçado era elevado, ao tomarem conhecimento os estudantes realizaram uma rifa com o apoio das professoras Nair, de matemática, e a professora de apoio Jucimara, para angariar fundos e diminuir as despesas do transporte.
Visto que alguns estudantes não tinham condições financeiras de arcar com o valor total da viagem, os colegas ao perceberem a situação se uniram para tal ação protagonista. Dessa forma ficou mais barato para os 36 estudantes aproveitarem o passeio que foi acompanhado pela diretora adjunta Patricia Suziel da Rocha Milagres, e os professores Branca Mendes, Gleice Barros, Jucimara da Cunha, Marcilene Benteu, Nair de Souza.
Adersino Junior, SED
Fotos: Arquivo escolar.