Projeto estimula à leitura e escrita do ensino fundamental

Rio Grande do Norte

07.10.2019

Buscando aproximar os estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental da leitura participativa, a escola estadual Professora Stella Gonçalves, localizada no bairro do Alecrim, em Natal, promoveu, no final do mês de setembro, o encontro da Estação Literária nos trilhos da leitura e da Escrita, que é um projeto anual interdisciplinar que acontece com os alunos das turmas do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. 

O projeto tem como objetivo estimular a prática da escrita e leitura, com o intuito de aprimorar o desenvolvimento intelectual, afetivo e social desses estudantes. Através do projeto são desenvolvidas ações como o aumento de empréstimos de livros, além do festival literário em que autores potiguares vão até a escola para apresentar seu trabalho e conversas com os estudantes. No projeto são desenvolvidos valores de honestidade, respeito, senso de justiça, amor e zelo. 

Para a professora Renata Jucá, o projeto é importante para os estudantes pois estimula a leitura dos estudantes. “O projeto tem um grande valor pra escola, pois contempla o estudo de vários autores da nossa literatura, fomentando, mais ainda, o interesse pela leitura e escrita dos nossos alunos”, explica Renata. 

A iniciativa foi o resultado de uma avaliação diagnóstica final do ano de 2018 e avaliação inicial do ano de 2019 de todas as turmas, em que foi identificado que existe uma necessidade de desenvolver um trabalho que contemple a leitura e escrita dando foco na literatura a partir de vários autores, inclusive, os autores locais. O próximo encontro acontecerá no festival literário no dia 14 de novembro, das 8h às 11h30, na própria escola.