Projeto “Estação Meteorológica” da Escola Estadual São José  auxilia região de Vicentina

Mato Grosso do Sul

07.11.2022

A Escola Estadual São José, localizada no distrito de Vila São José, em Vicentina, está realizando o projeto Estação Meteorológica. O projeto visa estimular o aprendizado dos estudantes, desde as séries iniciais até o ensino médio, e a compreender os fenômenos atmosféricos da região em que vivem, entendendo a leitura dos dados para compreender o microclima da região.

Com a estação meteorológica será possível a utilização desses dados para o cultivo na horta da escola, para a divulgação dos dados para a comunidade através do blog da escola e demais redes sociais. 

As alterações climáticas são de interesse de todos e, é necessário que os alunos possam entender como a região em que vivem sofre essa mudança e os dados que podem ser extraídos para essas análises. O projeto tem a finalidade de integrar toda a comunidade escolar, onde os alunos possam ser os protagonistas da utilização dos dados e propagação das informações.

Ambient Weather modelo 2902.

A estação adquirida pela escola é a Ambient Weather modelo 2902. Este modelo possui um sistema de energia solar com pilhas acopladas para eventual falha do sistema solar por períodos longos sem incidência do sol.

A estação conta com um sistema digital de coleta de dados,  referentes à quantidade de chuva, velocidade e direção do vento, umidade do ar, radiação solar informando o UV e Ponto de Orvalho. Todos esses dados são apresentados no monitor que fica em local de fácil visualização pelos alunos e todos que visitam o ambiente escolar.

Todas as informações são apresentadas em Inglês, devido às plataformas de armazenamento. Com base nos dados será possível entender o microclima da região, através de relatórios que podem ser obtidos no site ws clima, https://www.wsclima.com.br, neste site os interessados podem ter acesso aos dados em forma de relatório diários, mensais e anuais da estação da EE São José e de outras das demais regiões.  

Divulgação climática

Os dados serão divulgados mensalmente e, também em eventos de chuvas, altas e baixas temperaturas para a comunidade, que possui um grande número de produtores rurais que poderão também utilizar-se desses dados em suas culturas, além da utilização desses dados no âmbito escolar os alunos poderão entender melhor as mudanças que ocorrem gradualmente entendendo os períodos de secas, os períodos chuvosos criando, assim, uma estimativa de chuvas por período e das baixas e altas temperaturas que geralmente ocorrem durante o ano.

O projeto proporciona o uso pedagógico em todas etapas do ensino, desde as séries iniciais até o ensino médio. Os dados favorecem toda a comunidade escolar e local servindo de referência até para os produtores rurais da região e indústria local, sendo a usina produtora de álcool.

“Agradecemos ao Willian Siqueira do WS Clima que apoiou esse projeto viabilizando a aquisição da estação pelo valor de custo da estação meteorológica”, finaliza gestora Cláudia Regina de Oliveira Souza.

Adersino Junior, SED/MS