Mato Grosso do Sul
08.07.2024A Escola Estadual Professora Neyder Suelly Costa Vieira, que oferta educação em tempo integral, em Campo Grande, apresentou projeto no final do 2º bimestre envolvendo turmas do 2º e 3º anos do ensino médio. O projeto, ao encargo do professor de História e Eletiva, Dorval Fagundes, envolveu os alunos no ambiente de redação de um jornal.
O professor, que também é gerente de redação de uma editora de Itaquaquecetuba, Estado de São Paulo, aproveitou o tema da eletiva do 2º bimestre, focada na “escrita criativa”, e criou um pequeno jornal, com produções textuais diferentes e únicas para cada uma das turmas.
Os alunos “compraram a ideia” e se engajaram na tarefa.
O jornal do 2º ano, intitulado “Neyder Times”, traz várias matérias, dentre elas, um relato inspirador no espaço “Drama da vida real”. João Gabriel, um dos alunos, nos leva para uma emocionante jornada de superação e resiliência após um acidente que quase destruiu seu sonho de ser jogador de futebol. Sua história é um verdadeiro testemunho de determinação e coragem, e certamente tocará seu coração.
Em seguida, aparece a entrevista com o aluno Boldrin, da mesma turma. Ele compartilha sua luta pessoal contra o preconceito e a discriminação, oferecendo um relato profundo e comovente de coragem e resiliência. A história de Boldrin não só informa, mas inspira todos a lutar por um mundo mais justo e inclusivo.
Cada artigo foi escrito com dedicação e paixão pelos alunos do segundo ano, refletindo o espírito vibrante e a vontade de transformar o mundo ao nosso redor. Prepare-se para uma leitura envolvente e inspiradora, que vai abrir muitas mentes e corações.
O jornal do 3º ano, intitulado “Terceirão News”, traz muitos textos animadores e encorajadores. Em uma entrevista emocionante, os professores Adriano e Leandro compartilham a ideia e a execução do projeto “Rádio Neyder”, e como essa iniciativa transformou momentos de lazer em oportunidades de socialização e diversão às sextas-feiras, proporcionando uma pausa animada no cotidiano escolar.
A ideia é simples, mas poderosa: dar aos alunos o controle sobre a programação musical, permitindo que eles escolham e organizem as músicas tocadas durante os intervalos. “Queríamos que os alunos estivessem no comando, selecionando as músicas e criando uma trilha sonora que representasse a diversidade de gostos da escola”, explicou Adriano, o professor de educação física.
Na seção “Drama da Vida Real”, o periódico apresenta um artigo escrito por Victória Espinosa, aluna da escola, que aborda um tema crucial sobre a integridade física e emocional das crianças e adolescentes que estão em risco de assédio sexual por parte de familiares, amigos ou mesmo desconhecidos, destacando a importância de proteger e apoiar os jovens em situações delicadas.
“Esse é o projeto duplo apresentado aqui na Escola Neyder, que pode ser encampado e utilizado em outras unidades escolares que desejarem engajar os alunos. Esse projeto atua envolvendo Literatura, Português, História (e todas as disciplinas de Humanas), bem como eventualmente qualquer matéria formal”, finaliza diretor Márcio Wagner de Souza.
Adersino Junior, SED
Fotos: Arquivo escolar.