Projeto “Escolha de Profissões” é desenvolvido na Escola Estadual Professor Joaquim Alfredo Soares Vianna

Mato Grosso do Sul

10.11.2022

Com o intuito de auxiliar os estudantes do 3⁰ Ano do Ensino Médio, nos períodos matutino e noturno, foi criado em 2013 o Projeto “Escolha de Profissões”, na Escola Estadual Professor Joaquim Alfredo Soares Viana, em Caarapó, pela arte-educadora Jovania Maran Furtado, desde então, foi inserido no Projeto Político Pedagógico da Escola, passando a ser realizado anualmente.

O Projeto tem por objetivo possibilitar, após a concretização do Ensino Médio, aos estudantes de maneira mais facilitada, a escolha de um curso superior, considerando as várias opções de profissões, esclarecendo as dúvidas pertinentes dos jovens, com enfoque na importância da continuidade dos estudos para a inserção no mercado de trabalho, expressando a própria dignidade do ser humano, com as premissas de bem-estar, realização pessoal e salarial.

Segundo a arte-educadora Jovania Maran, “é importante salientar que todos nós, educadores, podemos e devemos dar uma parcela de contribuição para minimizar as incertezas da escolha profissional, que estão incorporadas em alguns jovens, pensando nisso desenvolvo esse Projeto há anos de maneira interdisciplinar, e este ano contei com a colaboração da disciplina de Língua Portuguesa e Projeto de Vida, com o apoio da Direção Escolar e Coordenação Pedagógica. Ainda, agradeço a parceria da Prefeitura Municipal de Caarapó que disponibilizou um ônibus para que fosse possível levar os estudantes na visitação dos eventos Feira das Profissões/UNIGRAN e Faculdades Abertas/UFGD, nos dias 04 e 05 de outubro de 2022.”

 Alguns acadêmicos dos cursos de Direito, Arquitetura, Estética, Psicologia, Pedagogia, Enfermagem, Ciências Biológicas, Biotecnologia, dentre outros, ambos de diversas faculdades de Dourados-MS, como: UNIGRAN – Centro Universitário da Grande Dourados, UFGD – Universidade Federal da Grande Dourados, UEMS – Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul e também da FETAC – Faculdade de Caarapó, estiveram presentes na Escola proporcionando um bate-papo com os estudantes e esclarecendo as dúvidas sobre os cursos.

Para a estudante Maria Luísa Dutra Tuneca, o Projeto “Escolha de Profissões” teve grande influência para ajudar na escolha do curso que pretende fazer no Ensino Superior, “A ida até as faculdades UNIGRAN e UFGD garantiu que pudéssemos conhecer mais sobre os cursos ofertados, visualizando como é a vida universitária, sendo totalmente diferente da rotina escolar comum, servindo também para que as dúvidas fossem sanadas. O Projeto é fundamental para nós, estudantes, que estamos finalizando a etapa do Ensino Médio e iniciando outra, o Ensino Superior. Os estudantes que ainda possuíam dificuldade em escolher uma profissão tiveram a oportunidade de ser ajudados e se encontrarem em algum curso que gostam.”

Já a estudante Tainara dos Santos Britto mencionou que “o projeto tem o propósito de nos incentivar na busca da futura carreira profissional, sendo assim, nós fomos privilegiados com esta oportunidade. Tivemos o prestígio de participar de duas noites de visitação na UNIGRAN e UFGD. Me sinto realizada por esta oportunidade concedida, e através desse incentivo, logo estarei iniciando essa nova etapa, a acadêmica, no curso de Pedagogia (é o meu desejo).”

Para o estudante Eduardo Borges Paulino, “nos dias 04 e 05 do mês de outubro, a querida professora Jovania da disciplina de Arte, nos concedeu a oportunidade de visita a Faculdade da UFGD e a UNIGRAN. A visita a UNIGRAN foi um espetáculo, possui vários cursos, eu ainda não conhecia uma faculdade, e logo me interessei em cursar o Técnico Agrícola, pois me identifiquei com a explicação sobre a importância da Agronomia, com isso, a visitação até a UNIGRAN serviu para que eu tivesse certeza de qual curso superior escolher. Já em relação à visitação na UFGD, tive boas sensações, uma energia positiva, e achei a Universidade enorme, ajudando a fortalecer também a curso superior que quero realizar (Técnico Agrícola). Espero que outras turmas futuramente tenham essa incrível oportunidade.”

A estudante Emily Fernandes lembrouque a visitação para a UNIGRAN confirmou o seu desejo de cursar Direito, “gostei muito da estrutura e do método do Curso, por isso pretendo realizar o curso lá. O “Projeto Escolha de Profissões” foi essencial para a minha escolha, não conhecia muito sobre o curso de Direito e através dessa visita foi possível ter o conhecimento necessário, também observei que a UNIGRAN possui muitos cursos interessantes. Os acadêmicos foram muito atenciosos mostrando tudo com muita atenção e dedicação. Agradeço ao Projeto realizado pela professora Jovania, ela que com a sua dedicação nos proporcionou essa oportunidade que foi incrível. Vou levar para sempre comigo essa memória com muito carinho.”

O estudante Maycon Brito Mendes complementa dizendo, “a experiência que tive em visitar as universidades, acredito que foi essencial, me mostrou que posso realizar o curso dos meus sonhos, que posso ser capaz de enfrentar uma faculdade, apesar de todas as dificuldades.”

De acordo com o estudante Ezequiel P. Silva “ao chegar à visitação, passei um tempo andando e observando cada detalhe dos cursos, até que fui no estande de Medicina Veterinária e eu tive um sentimento bom, como se eu estivesse predestinado a ver aquilo, e observei que o interesse nisso havia passado pela minha cabeça enquanto eu era criança. Concluo dizendo que é muito importante jovens passarem por essa experiência, sei que nem todos possuem essa oportunidade, mas deveriam ter.”

A estudante Bianca Barbosa finaliza falando da importância do projeto “realmente foi muito importante para os indecisos e para aqueles que não tinham um curso superior já escolhido. Além disso, nos mostrou que qualquer pessoa que tem interesse e dedicação pode fazer faculdade. Os depoimentos dos acadêmicos atingiu de maneira positiva nós estudantes, fazendo com que nos sentíssemos mais confortáveis e menos ansiosos com o que está por vir.”

O estudante Geovane Almeida Rovazino disse que “no dia 04 de outubro de 2022, saímos de Caarapó/MS, rumo aos nossos sonhos, rumo ao nosso futuro, rumo a Unigran (...) Esse passeio é fundamental para sabermos o que queremos do nosso futuro, qual curso superior podemos nos identificar.”

De acordo com a coordenadora pedagógica Kátia Cilene, “O Projeto Escolha das Profissões é essencial numa escola que oferta o Ensino Médio, uma vez que possibilita ao estudante a oportunidade de vivenciar a universidade. Colocar os pés dentro de uma universidade é diferente do que aprender nos livros, e esse projeto transmite ao estudante o que é, como é, e o que realmente existe em uma universidade. A educadora Jovania promove com maestria esse Projeto. Fico muito grata de acompanhar e colaborar. E espero que aconteça nos próximos anos. Percebi que os estudantes adoraram, e realmente decidem a escolha de seu curso de graduação após a realização do Projeto.”

O diretor adjunto Luis Carlos de Andrade, em nome da direção colegiada, parabeniza a professora Jovania Maran, a coordenadora Katia e demais professores envolvidos. Ele afirma que o projeto vem ao encontro dos anseios dos estudantes, uma vez que a oferta de curso superior vem ampliando muito nos últimos anos e, consequentemente, dificulta ainda mais a escolha dos estudantes porque as possibilidades e caminhos se amplificam, mas concomitantemente, também traz muitas incertezas. Diante disso, o Projeto Escolha de Profissões minimiza as dúvidas dos estudantes e em muitos casos cessam por completo.

 Conclui o diretor Ismael Guevara, dizendo que, “o projeto desenvolve um olhar ímpar aos nossos estudantes, pois auxilia os mesmos a terem uma visão mais ampla na escolha da profissão a ser seguida. Somos gratos a professora Jovania pela iniciativa em desenvolver este Projeto, sempre com muito profissionalismo e com tamanha dedicação.”