Projeto em escola de Santa Catarina estimula a produção de brinquedos a partir de resíduos

Sustentabilidade

15.06.2021

Um projeto unindo educação ambiental e criação de brinquedos fez a alegria das crianças do 3º ano da EEF Professor Fernando Valter, em Tubarão, Santa Catarina. Por meio do projeto "Fazendo nosso próprio brinquedo", os estudantes foram protagonistas e reaproveitaram resíduos sólidos para a criação de brinquedos com materiais recicláveis.

Os alunos foram estimulados a coletar materiais que iriam para o lixo de casa e os levaram para a escola. Junto com a professora de Artes, Camila Elias Borges, as turmas analisaram o que poderiam criar e, com a ajuda de materiais escolares e muita criatividade, nasceram fantoches, chocalhos, binóculos, aviões e diversos outros jogos infantis.

A professora descreve que a experiência foi muito gratificante: “Os alunos gostaram muito, pois além da criação, eles tiveram uma aula para se divertir com os brinquedos e jogos no pátio da escola, respeitando todas as regras de segurança”. Ela acredita que unir os conceitos de reduzir, reutilizar e reciclar materiais com a criatividade e a arte pode fazer a diferença no dia a dia dos alunos: “Plantar uma sementinha que seja, com certeza resultará em algo positivo, pois além da atividade na escola, despertamos a atenção para repensar e reutilizar dentro de casa também”.

O projeto surgiu na formação realizada ainda em 2020 com a equipe pedagógica das escolas da Coordenadoria Regional de Tubarão, que trabalhou conceitos como a infância e a importância do brincar. Nesse contexto, foi destacada a importância pedagógica de um espaço destinado à brinquedoteca ou cantos lúdicos em todas as 30 escolas da Coordenadoria que trabalham com os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Além dos brinquedos produzidos com os resíduos sólidos, atualmente compõem o espaço das brinquedotecas dessas escolas itens industrializados obtidos por meio de campanhas de arrecadação.

O projeto contou ainda com a parceria com a Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), que ministrou palestras on-line para os professores visando à sensibilização para a questão da problemática do lixo.