Secretaria de Educação do ES
22.11.2019Para despertar o gosto pela leitura, a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Jerônimo Monteiro realizou, ao longo deste mês, um projeto de leitura utilizando diversos gêneros textuais como charges, poesias, memórias, jornal, texto argumentativo e pôster.
Além disso, as ações foram baseadas em trabalhos interdisciplinares envolvendo todas as turmas do Ensino Fundamental. Uma das atividades de destaque foi a produção de um livro com histórias do município, a partir de textos criados por alunos do 9º ano.
De acordo com a diretora da escola, Luzia Santos, os estudantes haviam feito uma visita a uma comunidade local para estudarem o coronelismo na disciplina de História. A partir dos conhecimentos adquiridos na aula de campo, eles se inspiraram e escreveram textos relatando as histórias que ouviram, como se fossem suas memórias, como se tivessem vivido nesse período histórico.
Além disso, o 8º ano produziu um jornal com base em entrevistas feitas com moradores da cidade. O objetivo foi promover conhecimento de como era Jerônimo antigamente. Esses projetos se baseiam na ideia de que "memória contada, é memória preservada".
A diretora ainda destacou que o projeto de leitura também desenvolveu habilidades orais nos estudantes, já que eles fizeram apresentações dos trabalhos realizados. “Projetos como esse tornam os alunos mais autônomos e protagonistas da construção do seu próprio conhecimento”, destacou.