Projeto educacional desperta o interesse dos estudantes pela área de Jornalismo

Piaui

10.07.2023

Como parte do componente eletivo Projeto Pedagógico Institucional (PPI), os estudantes do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Mário Martins, localizado no município de Picos, foram desafiados a desenvolverem uma revista jornalística com todos os componentes necessários para a sua produção. O projeto contribuiu ainda para que os alunos despertassem o interesse pela área do Jornalismo.

O projeto foi desenvolvido pelas turmas de 2ª Série do Ensino Médio da escola. Os alunos fizeram a cobertura de eventos e atividades desenvolvidas na escola e, acompanhados pelo professor orientador, produziram matérias jornalísticas, selecionaram fotos e cuidaram da diagramação e impressão da revista.

Com muita empolgação, a estudante da 2ª Série do Ensino Médio, Maria Vitória, revela a sua experiência com o projeto. “Não só para mim, mas para todos os alunos que tiveram o desafio e a dádiva de fazer parte desse projeto, foi uma experiência nova que nunca tínhamos vivenciado antes. Todos nós fomos desafiados a falar do histórico de algumas pessoas que já tinham passado pela escola, que deram entrevistas na escola, que participaram de projetos na escola. Nós aprendemos bastante sobre os cuidados com notícias falsas e também sobre a importância de não divulgar notícias sem termos a certeza de que é realmente verídico e se realmente procede. Acredito que não somente eu, mas todos os alunos que participaram desse projeto se identificaram com a área de Jornalismo”, destaca a adolescente.

Intitulada “CMM em Ação. Escola: espaço de aprendizagem e experiências inovadoras”, a revista teve a sua primeira edição lançada na última quarta-feira (6), em uma solenidade com a participação de alunos, professores, funcionários e convidados especiais, entre eles a gerente da 9ª Gerência Regional de Educação (GRE), Ramira Torres; gestores dos CETIs Marcos Partes e Miguel Lidiano; a coordenadora do curso de Jornalismo da UESPI, profª. Jaqueline Torres; o poeta e escritor Vilebaldo Nogueira Rocha, que na ocasião declamou poesias, dentre outras autoridades.

A diretora do centro educacional, Iraí Moura, reforça o empenho dos estudantes no desenvolvimento do projeto. “Nós juntamos todo o material produzido ao longo do semestre e lançamos o volume 1 da revista CMM em ação. O nosso sentimento é de gratidão. Eu estou bastante feliz e emocionada pois é um projeto de grandiosidade e nunca imaginávamos que o CETI Mário Martins, escola pública da Rede Estadual de Ensino, pudesse concluir um projeto tão rico de uma produção feita pelos alunos do ensino médio com tamanha riqueza”, disse.

De acordo com o professor de História e da disciplina de Projetos Pedagógicos Interdisciplinares (PPI), Rivaldo Campos, que também é o diretor de redação da revista “CCM em Ação”, o projeto é de suma importância para toda a comunidade escolar. “O maior destaque desse projeto é o protagonismo juvenil que está sendo trabalhado com os nossos alunos, visto que o maior desafio é trabalhar aulas mais dinâmicas que possam envolver os alunos de forma ativa no processo de aprendizagem”, pontua.

O conteúdo da revista aborda sobre o Novo Ensino Médio: perspectivas e desafios na concepção de alunos da instituição de ensino; espaço diferenciado pelo protagonismo juvenil: interação, produção e criatividade, além de apresentar todos os professores, colaboradores, alunos e todos os eventos que aconteceram na escola durante o primeiro semestre letivo do ano de 2023.

Para o secretário da Educação, Washington Bandeira, atividades como essa são essenciais para desenvolver cada vez mais o processo de aprendizagem dos estudantes. “Entendemos que o modelo pedagógico das escolas vai além da jornada das disciplinas básicas. Nas escolas de Tempo Integral, por exemplo, há um investimento no estudo orientado pelos professores, preparação para olimpíadas, recomposição de aprendizagem, projetos, o lazer e a cultura. Então, são diversas atividades que fixam os alunos nas escolas e melhoram os resultados de desempenho e aprendizagem”, completa o gestor.