Projeto educacional conscientiza estudantes sobre a importância do respeito às diversidades

Piaui

02.06.2023

Com o objetivo de conscientizar os estudantes sobre a importância do respeito às diferenças no ambiente escolar, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da Gerência de Inclusão e Diversidade (GID) e o Núcleo de Apoio Psicossocial da 18ª Gerência Regional de Educação (GRE), tem realizado rodas de convivências em escolas dos municípios de Passagem Franca, Palmeirais, Altos e Miguel Alves. A ação integra o Projeto Diversidade na Escola, que pretende sensibilizar e nortear os alunos sobre as temáticas que envolvem os Direitos Humanos, questões de identidade de gênero e os tipos violência.

A educação inclusiva se torna um aspecto fundamental para propiciar um processo de aprendizagem de qualidade e acessível aos estudantes. As rodas de conversas, ministradas por Janete Pimentel de Sousa e Waruske Lopes de Assis, membros da equipe técnica da GID, possibilitaram uma troca de informações sobre orientação sexual, identidade de gênero e os tipos de violência que estão presente em todos os segmentos da sociedade, apresentando-se de diversas formas e com isso gerando impactos e consequências sociais.

Para a gerente de Inclusão e Diversidade, Maria do Carmo Fernandes, é de grande importância discutir a diversidade e a violência no âmbito escolar. “Na roda de conversa, os estudantes indagaram sobre algumas questões debatidas durante a exposição dos temas e isso os tornam participativos e presentes nas discussões sociais. Desse modo é possível compreender como as pessoas são tratadas de formas totalmente diferentes na sociedade possibilitando os estudantes refletirem sobre essa questão e questionar medidas de prevenção de violências e de exclusão, lembrando que somos todos seres únicos, devendo promover uma sociedade mais empática e com direitos iguais”, pontou a gerente.

A ação já passou por algumas escolas dos municípios do estado, dentre elas o Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Cecília Lacerda, em Miguel Alves; a Unidade Escolar (U.E) Mário Raulino, em Altos; a U.E Da Costa e Silva, em Passagem Franca; e a U.E Sebastião Soares Ribeiro, em Palmeirais. Além das rodas de conversa, a GID também trabalha com a Educação no campo, Educação Ambiental e temáticas raciais e de gênero.

De acordo com o secretário da Educação, Washington Bandeira, as propostas de formação nas escolas estão conectadas com as inovações educacionais, com a diversidade de gênero e étnico-racial e com a realidade da educação piauiense, assegurando, por meio dos encontros formativos, a recomposição e o desenvolvimento das aprendizagens. “Cada estudante é protagonista da sua própria história, nos uniremos para que juntos possamos chegar a um mundo com mais respeito e igualdade entre todas as pessoas", declarou o gestor.

O superintendente de Educação Básica da Seduc, Antônio Amaral, reforçou o apoio da Seduc na realização de ações como essa. "Temos desenvolvido diversas ações que visam a conscientização dos estudantes quanto a essas temáticas que cada vez mais se fazem necessárias a abordagem no ambiente escolar", completou.