Projeto do CJCC de Vitória da Conquista é finalista em prêmio nacional sobre educação fiscal

Bahia

18.11.2022

O Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC) de Vitória da Conquista, unidade da rede estadual da Bahia, é finalista do Prêmio Nacional de Educação Fiscal, na categoria “Tecnologia”, com o projeto “Ágora” – um jogo de grupo para dispositivos móveis em que os jogadores, chamados de conselheiros, gerenciam uma cidade e tomam decisões coletivas frente a diversas situações-problema apresentadas. Ao todo, a comissão julgadora avaliou 230 projetos inscritos em quatro categorias, sendo que 18 foram selecionados para a final. A solenidade de premiação 2020, que recebeu 230 inscrições, será realizada junto à edição bienal 2021/22, no dia 29 de novembro, na Embaixada de Portugal, em Brasília.
 
A professora-orientadora do CJCC de Vitória da Conquista, Elmara Pereira de Souza, fala sobre o significado da conquista para a comunidade escolar. “O Ágora foi muito importante para os estudantes, para mim, para o CJCC de Vitória da Conquista e, também, para a educação da Bahia. Esta conquista demonstra que os jovens da educação pública podem desenvolver tecnologia significativa e inovadora. O projeto é um jogo que ajuda os jovens a desenvolverem a competência de argumentar a partir da administração de uma cidade. De forma lúdica, favorece a compreensão das demandas da cidade, como gastar os recursos públicos e as necessidades da população. Para a nossa alegria, todos os estudantes que desenvolveram o Ágora já estão na universidade”. São eles: Filipe Souza, Luís Borges, Renata Valença e Vitor Hugo Lacerda”.
 
No jogo Ágora, cada decisão afeta o destino da cidade através dos seguintes indicadores: satisfação pública, infraestrutura, sustentabilidade e economia. A proposta, explica a educadora, é que os estudantes, através de enunciados concretos, compreendam como gastar os recursos públicos e as necessidades da população, exercitem a argumentação e a tomada de decisão com base na ética e no respeito ao outro. O jogo está disponível gratuitamente na Play Store e pode ser utilizado por professores e estudantes dos anos finais dos ensinos Fundamental e Médio.

A Educação Fiscal é um conjunto de ações educativas que visa mobilizar o cidadão para a compreensão da função socioeconômica dos tributos e sua conversão em benefícios para a sociedade, bem como entender o papel do Estado e sua capacidade de financiar as atividades essenciais, o funcionamento da administração pública e o papel cooperativo do cidadão. Considerando a relevância da temática, o Documento Curricular Referencial da Bahia (DCRB) traz a Educação Fiscal como um dos temas integradores com o intuito de requalificar práticas exercidas pelos integrantes da comunidade escolar e fazer com que a aprendizagem seja dotada de sentido e significado, contribuindo  para um “currículo vivo” e uma educação contextulizada. Acesse o Documento Curricular Referencial da Bahia clicando aqui.
 
Sobre os CJCC – Os Centros Juvenis de Ciência e Cultura são uma iniciativa da Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SEC) para promover a ampliação da jornada escolar e a diversificação do currículo dos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. As atividades culturais e de acesso ao conhecimento científico, como cursos, eventos e oficinas, são realizadas de forma lúdica, em ambientes interativos. O CJCC conta com oito unidades no Estado – Salvador, Senhor do Bonfim, Vitória da Conquista, Barreiras, Feira de Santana, Irecê, Jequié e Serrinha –, responsáveis por ampliar o acesso de estudantes baianos às temáticas culturais e científicas modernas, consolidando a capacidade cognitiva de fazer nexos interdisciplinares e reforçando a compreensão de fatos culturais, artísticos e tecnológicos da humanidade, além de avanços e conquistas científicas.