Projeto “Día de los muertos” é realizado com protagonistas da Escola Olinda Conceição Teixeira Bacha

Mato Grosso do Sul

04.11.2022

A Escola Estadual Olinda Conceição Teixeira Bacha, que oferta ensino em tempo integral, por intermédio do Programa “Escola da Autoria”, em Campo Grande, realizou, de 03 a 31 de outubro, com os estudantes protagonistas o projeto “Día de los muertos” (Dia dos mortos), uma data comemorativa celebrada no México no dia 2 de novembro

O projeto teve como docentes responsáveis Adelita Franco Montalvo (espanhol), Rosana Coelho Pereira (espanhol), Waldir Pelissoni Junior(língua inglesa), Stelamaris da Silva Ferreira (linguagens), Diego Dias da Silva (linguagens), Raquel Machado Barboza (linguagens), Andréa Alves Rosa (PCPI)  

Compreensão cultural

Elaborado pela disciplina de Linguagens (língua portuguesa, língua inglesa, espanhol, artes), o projeto “Día de los muertos” visa dinamizar o processo de ensino e aprendizagem, no intuito que os estudantes ampliem o conhecimento para compreender o que se passa dentro de cada cultura, envolvendo os costumes dos países, principalmente os latinos.

O Día de los muertos (Dia dos mortos) é uma data comemorativa celebrada no México no dia 2 de novembro, na qual é costume ir aos cemitérios visitar os túmulos dos entes queridos e preparar altares com alimentos, velas, flores e outros elementos. Diz-se que somente nesses dias as almas podem voltar do além para estar perto dos seus, também as tradições das festas do Halloween.

Objetivo foi que os alunos reforcem seus conhecimentos sobre as tradições mexicanas  e americanas realizando atividades nas quais o tema do dia dos mortos é abordado e desenvolvido, com elaborações de cartazes, desfiles de fantasias, distribuições de guloseimas.

Pesquisa e Informação

Os estudantes do Ensino Médio Integral dos 1º anos A,B,C, 2º anos A,B, 3º ano A tiveram que pesquisar sobre a tradição do dia dos mortes e halloween, realizaram pesquisa/informação rápida na internet sobre indicação de fontes confiáveis, selecionaram materiais alternativos (papelão, tecidos, cartolinas, etc) para confecções, interpretações e compreensões dos assuntos discutidos, confeccionaram cartazes,  realizam desfiles de fantasias, fizeram exposição de cartazes nos murais.

O desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem foi explicito, conforme o desempenho de cada aluno, diante das atividades desenvolvidas. Os professores avaliaram aqueles que confeccionaram os cartazes, as fantasias, participaram do desfile. Os professores de todas as áreas visitaram a culminância dos alunos para avaliarem o desempenho e a participação na  comemoração do dia de los muertos e halloween.

Adersino Junior, SED/MS