Projeto desenvolvido por escola estadual de Gurupi está entre os 30 finalistas do Prêmio Professor Porvir

Tocantins

21.02.2025

Um projeto desenvolvido pelas professoras Elisangela Almeida Nascimento (Geografia), Juliana Gomide Duarte (Ciências) e Noêmia Alves Bottega (Educação Física), da Escola Estadual Fé e Alegria Paroquial Bernardo Sayão, de Gurupi, está entre os 30 projetos finalistas na 2ª edição do Prêmio Professor Porvir. A iniciativa denominada de Projeto escolar une Matemática, práticas de sustentabilidade e ação social.

Os projetos selecionados estão disponíveis na plataforma do Prêmio Professor Porvir para votação popular até o dia 28 de fevereiro, isto é, o público poderá escolher os seus projetos favoritos. O resultado dos vencedores será divulgado no próximo dia 10 de março. Os vencedores de cada categoria participarão do Encontro com o Porvir, em São Paulo.

O Prêmio Porvir tem a finalidade de valorizar e divulgar experiências inovadoras que estão sendo desenvolvidas nas escolas. Nesta 2ª edição, foram inscritos 900 projetos representando professores de todos os estados brasileiros.

Matemática e sustentabilidade

O projeto desenvolvido pelas professoras da rede estadual atende estudantes do 9º ano do ensino fundamental. Um dos primeiros passos foi fazer uma análise das áreas próximas à escola e entre os problemas identificados estava o acúmulo de lixo.

Na prática, a escola identificou o descarte irregular de latinhas e tampas de plásticos e passou a recolher e transformar esses produtos em oportunidades. “Nós propusemos o recolhimento das latinhas e tampinhas, primeiro, com o objetivo de estudar cientificamente as composições desses materiais e entender o quanto afetam a natureza quando não são descartados corretamente. E ao mesmo tempo, verificar as possibilidades de vendas desses produtos, que já seria atividades das aulas de educação financeira”, explicou a professora Juliana.

Resultados

A escola desenvolve o projeto desde 2023. Na ocasião, foram colhidos 184 quilos de latinhas, que foram vendidas numa empresa de reciclagem e com os recursos foi adquirido um aparelho de TV. Em 2024, foram colhidas 66 mil latinhas e com os recursos será possível adquirir uma mesa de ping pong para a escola. As tampinhas foram doadas para o Hospital de Amor. 

 “Em resumo, o projeto multidimensional não só superou os desafios identificados, mas também promoveu uma abordagem colaborativa e organizada, tudo sem valer nota, mais pela conscientização. E já estamos trabalhando em mais uma etapa do projeto, com a expansão das atividades de coleta, novos workshops e reforço das parcerias comunitárias”, contou a professora Noêmia.

E ter o projeto entre os 30 finalistas, experiências educacionais de êxito em diversos estados brasileiros, é motivo de muita alegria. “Estamos radiantes e gratos por estar entre os finalistas, um reconhecimento ao nosso esforço e dedicação. Ao longo do caminho, foi um desafio, mas também uma jornada de aprendizado constante. Sentimos uma mistura de entusiasmo e orgulho, especialmente por saber que nosso projeto foi escolhido entre quase mil inscritos, refletindo a qualidade e o impacto que conseguimos gerar. Este momento é um marco importante para nossa equipe, e nos motiva ainda mais a continuar buscando novas formas de transformar a educação e impactar positivamente as pessoas ao nosso redor”, comentou a professora Elisangela.

O estudante Lucas Gabriel Ferreira de Sena, 13 anos, do 8º ano do ensino fundamental, participou do projeto e disse que gostou muito. “Eu aprendi a observar mais o meio ambiente, a ter mais cuidado e ainda ajudamos as pessoas que estão com câncer”, frisou. 

O aluno Diogo Menezes Targino, 13 anos, também do 8º ano do ensino fundamental, aprovou o projeto. “Aprendemos mais sobre a reciclagem e a ter uma nova visão sobre a sustentabilidade”, comentou.

Edição: Ana Luiza da Silva Dias/Governo do Tocantins

Revisão Textual: Liliane Oliveira/Governo do Tocantins

Joselia de Lima/Governo do Tocantins