Projeto desenvolvido no Centro Profissionalizante Neuzice Barreto produz instrumentos de medida em escala ampliada

Sergipe

19.06.2024

No Centro de Excelência Profissionalizante Professora Neuzice Barreto, localizado em Nossa Senhora do Socorro, os alunos das segundas séries do ensino médio integrado em Automação Industrial foram desafiados a aplicar seus conhecimentos técnicos na criação de instrumentos de medida em escala ampliada. Desenvolvido pelos professores Marcos Oliveira e Jéssica Cravo, o projeto integrador ‘Ampliando Horizontes na Educação Técnica’ constrói material de apoio em larga escala com ampliação das ilustrações nas aulas práticas e de forma inclusive com a presença da régua em Braille.

O projeto da disciplina Metrologia Industrial, do curso técnico em Automação Industrial, une disciplinas do ensino básico como, matemática, física e geografia, em um mesmo projeto. Desta forma, ocorre a produção de instrumentos gigantes de medida, como a régua, um paquímetro e um medidor de nível. Ao ultrapassar as dimensões dos modelos convencionais encontrados no mercado, a abordagem permite que os educadores utilizem recursos visuais para ilustrar conceitos abstratos.

Os aprendizados na disciplina de Metrologia Industrial oferecem a base teórica e prática para a concepção e construção dos instrumentos de medida. Os alunos também desenvolvem consciência ambiental ao utilizar materiais recicláveis na confecção dos instrumentos, contribuindo para a redução do descarte de resíduos e promovendo a sustentabilidade.

A professora e doutora em Educação Matemática e Tecnológica, Jéssica Cravo, destaca que o plano interdisciplinar atua como um impulsionador do aprendizado. “A articulação entre teoria e prática das grandezas e medidas amplia o desenvolvimento cognitivo do aluno, multiplicando competências de aprendizagem significativa e busca constante pelo conhecimento”, detalha.

O professor de Automação Industrial e especialista na formação técnica e profissionalizante, Marcos Oliveira, explica que o projeto enfatiza o papel central dos alunos como protagonistas dos próprios aprendizados. “Eles são incentivados a explorar, questionar e colaborar, assumindo responsabilidade pelo processo de criação e aprendizagem. A iniciativa propõe que a medição é essencial para garantir a qualidade e a eficiência dos equipamentos, a fim de evitar perdas e obter resultados grandiosos”, complementa.

Régua em braile

As integrantes do projeto Evely Victória, Jullya Luise e Evely Gabriele desenvolveram um parquímetro gigante com a turma, utilizando materiais recicláveis. O parquímetro foi ampliado em 4cm para cada 1cm real a fim de facilitar a visualização do material pelos alunos. A turma se dividiu entre as etapas de montagem e linhagem, resultando em um parquímetro preciso que pode ser usado para medir peças e outros objetos.

A aluna Lorenna Xavier conta que os professores e alunos também tiveram a ideia de criar a régua em Braile para facilitar o aprendizado de matemática a pessoas com deficiência visual. “Por meio do toque, os alunos podem identificar os números e realizar medições com autonomia. Escrevemos em nossa régua que metrologia é inclusão, na qual a iniciativa conta com o apoio da escola, que reforça a importância da inclusão e da acessibilidade no processo de ensino-aprendizagem”, finaliza.

A aluna Yanni Lírio conta que a construção do medidor de nível gigante proporcionou uma rica experiência na integração de conceitos matemáticos e físicos. “Por meio da trigonometria e da geometria plana, foi possível medir com precisão os ângulos e a superfície do objeto, garantindo a nivelação perfeita. A matemática se tornou fundamental em todo o processo, desde a concepção até a finalização do projeto. A equipe, em conjunto com os professores, valorizou a oportunidade de interligar a matemática à metrologia, resultando em um aprendizado enriquecedor e produtivo”, acrescenta.