Sergipe
19.06.2024No Centro de Excelência Profissionalizante Professora Neuzice Barreto, localizado em Nossa Senhora do Socorro, os alunos das segundas séries do ensino médio integrado em Automação Industrial foram desafiados a aplicar seus conhecimentos técnicos na criação de instrumentos de medida em escala ampliada. Desenvolvido pelos professores Marcos Oliveira e Jéssica Cravo, o projeto integrador ‘Ampliando Horizontes na Educação Técnica’ constrói material de apoio em larga escala com ampliação das ilustrações nas aulas práticas e de forma inclusive com a presença da régua em Braille.
O projeto da disciplina Metrologia Industrial, do curso técnico em Automação Industrial, une disciplinas do ensino básico como, matemática, física e geografia, em um mesmo projeto. Desta forma, ocorre a produção de instrumentos gigantes de medida, como a régua, um paquímetro e um medidor de nível. Ao ultrapassar as dimensões dos modelos convencionais encontrados no mercado, a abordagem permite que os educadores utilizem recursos visuais para ilustrar conceitos abstratos.
Os aprendizados na disciplina de Metrologia Industrial oferecem a base teórica e prática para a concepção e construção dos instrumentos de medida. Os alunos também desenvolvem consciência ambiental ao utilizar materiais recicláveis na confecção dos instrumentos, contribuindo para a redução do descarte de resíduos e promovendo a sustentabilidade.
A professora e doutora em Educação Matemática e Tecnológica, Jéssica Cravo, destaca que o plano interdisciplinar atua como um impulsionador do aprendizado. “A articulação entre teoria e prática das grandezas e medidas amplia o desenvolvimento cognitivo do aluno, multiplicando competências de aprendizagem significativa e busca constante pelo conhecimento”, detalha.
O professor de Automação Industrial e especialista na formação técnica e profissionalizante, Marcos Oliveira, explica que o projeto enfatiza o papel central dos alunos como protagonistas dos próprios aprendizados. “Eles são incentivados a explorar, questionar e colaborar, assumindo responsabilidade pelo processo de criação e aprendizagem. A iniciativa propõe que a medição é essencial para garantir a qualidade e a eficiência dos equipamentos, a fim de evitar perdas e obter resultados grandiosos”, complementa.
Régua em braile
As integrantes do projeto Evely Victória, Jullya Luise e Evely Gabriele desenvolveram um parquímetro gigante com a turma, utilizando materiais recicláveis. O parquímetro foi ampliado em 4cm para cada 1cm real a fim de facilitar a visualização do material pelos alunos. A turma se dividiu entre as etapas de montagem e linhagem, resultando em um parquímetro preciso que pode ser usado para medir peças e outros objetos.
A aluna Lorenna Xavier conta que os professores e alunos também tiveram a ideia de criar a régua em Braile para facilitar o aprendizado de matemática a pessoas com deficiência visual. “Por meio do toque, os alunos podem identificar os números e realizar medições com autonomia. Escrevemos em nossa régua que metrologia é inclusão, na qual a iniciativa conta com o apoio da escola, que reforça a importância da inclusão e da acessibilidade no processo de ensino-aprendizagem”, finaliza.
A aluna Yanni Lírio conta que a construção do medidor de nível gigante proporcionou uma rica experiência na integração de conceitos matemáticos e físicos. “Por meio da trigonometria e da geometria plana, foi possível medir com precisão os ângulos e a superfície do objeto, garantindo a nivelação perfeita. A matemática se tornou fundamental em todo o processo, desde a concepção até a finalização do projeto. A equipe, em conjunto com os professores, valorizou a oportunidade de interligar a matemática à metrologia, resultando em um aprendizado enriquecedor e produtivo”, acrescenta.