Projeto de vida é destaque em escola

Mato Grosso do Sul

30.11.2021

A Escola Estadual João Vitorino Marques, que oferta ensino em tempo integral, através do Programa “Escola da Autoria”, localizada no município de Aral Moreira, realizou projeto de vida com temática “Quem sou eu”? “Eu sou assim” e “Meus sonhos”.

Para incentivar o estudante a desenvolver um projeto de vida na escola é preciso promover conversas sobre o tema, “fazendo-o refletir sobre o assunto. Vale abrir as perguntas sobre o futuro, indo além das aspirações profissionais”, menciona a professora Aline Feitosa

Aline Feitosa trabalhou o projeto de vida em todas as turmas do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano Ensino Médio, em sequência didática com as temáticas: “Quem sou eu”? “Eu sou assim” e “Meus sonhos”.

Durante as aulas, foram realizadas leitura e rodas de conversa incentivando e valorizando sempre a opinião individual como também o sócio - emocional de cada um. As atividades como mandalas e cores utilizadas, potes dos sonhos, livros e desenhos refletem a personalidade, a autoestima e perspectivas de cada aluno, pois quando afirmamos “somos preciosos”, valorizamos a essência de cada estudante.

O principal objetivo do projeto de vida é fomentar o protagonismo e a autonomia do estudante em suas escolhas. “O projeto de vida é maravilho tanto na vida do professor quanto dos estudantes, pois ambos aprendem juntos”, afirma o diretor Djalma Santos.

Texto: Adersino Junior – Secretaria de Educação de MS