Projeto de revitalização “Salas-Temáticas” da Escola Mariana impulsiona sentimento de pertencimento nos estudantes

Rondônia

16.07.2024

No período de 7 a 12 de julho, a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Mariana, localizada em Porto Velho, realizou a edição 2024 do Projeto “Salas-Temáticas”, por meio do qual, anualmente, a comunidade escolar se reúne para revitalizar as salas de aula de acordo com a temática das disciplinas ministradas. Este ano, o projeto promoveu mudanças na localização e pintura das salas de aula, beneficiando cerca de 738 alunos e 51 servidores (da direção à portaria).

O projeto, que visa a melhoria física do espaço escolar e o fortalecimento do vínculo entre a comunidade e a escola, promove ainda, um ambiente de cuidado e responsabilidade compartilhada.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, com essa ação, a comunidade estudantil agrega ainda mais valor ao processo educacional. “O governo do estado tem investido em ações que fortalecem o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes, capacitando profissionais,  implementando nas escolas materiais que favoreçam o desenvolvimento de habilidades dos alunos, entre outras ações”, pontuou.

ORGANIZAÇÃO

A execução do projeto, que nasceu em 25 de maio de 2019, resultou em salas temáticas de matemática, língua portuguesa, história, ciências humanas (sociologia e filosofia), ciências da natureza (química, física e biologia), educação física, arte e língua estrangeira moderna (inglês e espanhol), geografia, e ciências.

De acordo com a diretora da Escola Mariana, Márcia Reis, o envolvimento voluntário de alunos, pais e professores na execução do projeto, e o sentimento de pertencimento, é notório na rotina dos estudantes.

“De 2019 para cá, unidos à comunidade escolar, promovemos pintura e decoração das salas. Aproveitamos também para construir uma horta totalmente orgânica, e reformamos o nosso espaço de biblioteca, que se tornou digital, com espaço para livros e computadores”, destacou.

“O que você faz, você cuida”, é o lema que motiva a comunidade a participar ativamente da revitalização, que ocorre anualmente desde 2019. “Você só cuida do que é coletivo. Aqui não temos problemas relacionados à pichação. Envolver os alunos e a comunidade na manutenção do ambiente escolar traz esse resultado”, reforçou a diretora.

ROTINA

Durante o horário de aula, por meio do toque do sino, os alunos identificam que devem trocar de sala. Quando chegam à sala de aula temática, encontram o professor correspondente à matéria, que os está aguardando. A troca ocorre de forma célere e organizada.