Projeto de produção de texto é trabalhado em unidade da REE de Antônio João

Mato Grosso do Sul

21.06.2024

Os estudantes do 2º  ano do ensino médio da Escola Estadual Aral Moreira, em Antônio João, participaram da proposta de produção de texto dissertativo-argumentativo que iniciou com o levantamento e ativação dos conhecimentos prévios para a situação comunicativa, sua estrutura e forma de organização, características do gênero e debate sobre o tema.

De acordo com professora responsável Ilka Flores Rego e Silva, ao considerar a atividade de produção textual como mobilização de um conjunto de conhecimentos do escritor e como uma atividade interativa complexa, a metodologia empregada nesse projeto tem como base a interação.

“Durante a atividade, foram disponibilizados vários textos dissertativos, com a proposta de leitura para ampliar o repertório e se familiarizar com o tipo textual, sua composição. No terceiro passo, os estudantes foram orientados a realizar o planejamento da escrita, com a elaboração dos tópicos frasais, argumentos e proposta. Nesse momento de seleção, organização e desenvolvimentos das ideias ficou evidente o sentimento de segurança para escrever e deram início a produção”, pontua professora Ilka.

Os textos foram devolvidos com as orientações para alterar situações devido as lacunas ou conhecimentos ainda não consolidados. “Foi realizada a reescrita do texto e novamente analisado e apontadas correções para melhorar a produção, as novas observações foram apresentadas individualmente, momento de interação para sanar eventuais dúvidas”, relata diretora adjunta Eliane Mendes Barbosa.

De acordo com o coordenador pedagógico Guilherme Baltar, ainda, considerando a situação comunicativa e os elementos linguísticos, “foi proposto uma ação, em grupo, com os estudantes para analisar os textos produzidos e apresentarem comentários e sugestões”.

Nessa perspectiva, o projeto tem com ideal a produção escrita, com estratégias de interação. “Apresenta um percurso com atividades que envolvem situações interacionais para o desenvolvimento da competência comunicativa dos estudantes, por meio da verificação do nível de conhecimentos, a fim de contribuir, incentivar e apoiar o aperfeiçoamento das produções, num processo contínuo que fortaleça e estimule os estudantes a escrever, a construir sentidos entre o escritor e o leitor”, finaliza diretora Franciele Guimarães de Souza.

Adersino Junior, SED

Fotos: Arquivo escolar.