Projeto de Matemática da Escola Estadual Setor Sul incentiva criatividade dos estudantes

Tocantins

13.05.2019

Guilherme Gandara / Governo do Tocantins

O projeto Matemática em toda parte do Colégio Estadual Setor Sul, de Palmas, incentiva a criatividade dos estudantes por meio de atividades lúdicas. Nesta sexta-feira, 10, os estudantes apresentaram os resultados dos trabalhos de sala de aula, entre eles, um jogo virtual, baseado em cálculos matemáticos.

Com início pela manhã, a ação contou com apresentações de paródias que abordavam a matemática, além de palestras e oficinas. As produções foram desenvolvidas em sala de aula pelos professores e envolviam símbolos matemáticos, sistema de numeração, operações matemáticas, com imagens, desenhos e produtos virtuais. A ação envolveu cerca de 900 estudantes de toda a escola.

Conforme o professor de matemática, Marco Antônio Ferreira, o projeto é uma iniciativa da escola, desenvolvida há cerca de 4 anos, para incentivar o estudo e a criatividade dos estudantes. “Compreendemos que é importante inovar nos estudos de matemática e trazer novas formas de aprender. Nosso objetivo é promover a matemática de forma divertida e despertar nos nossos estudantes a vontade de conhecer mais sobre essa disciplina”, frisou.

Esse objetivo é visto também pelo estudante Savio Luis Alves dos Santos, da 3ª série do ensino médio. Ele disse que a matemática é divertida e que o projeto mostra isso. “Aprendi com as palestras e oficinas que a matemática é divertida e está em todo lugar. Ela é como um jogo, em que à medida que avançamos de fase, aprendemos e gostamos mais”, pontuou.

Parceria

Para acrescentar conhecimento à ação, a escola convidou universitários do Instituto Federal do Tocantins, do curso de matemática, para ministrarem palestras. Os estudantes Jodã Gomes Brito e Mateus Alves de Souza participaram na tarde desta sexta-feira e trouxeram o que aprendem na academia para os estudantes da Escola Setor Sul. “Nossa ideia é trazer uma matemática lúdica, divertida e diferente, por meio de jogos que reforçam conteúdos matemáticos, como produtos notáveis e notação científica”, ponderou Jodã.

Jogo virtual

Além das apresentações, também foi demonstrado um jogo virtual, desenvolvido pelo estudante Rodrigo de Oliveira Santos, do 9º ano do ensino fundamental. A ideia do estudante é um jogo voltado para matemática.