Projeto de Leitura do Colégio Estadual Adolfo Bezerra de Menezes de Araguaína aumenta interesse dos estudantes por obras literárias

Tocantins

10.11.2022

A biblioteca do Colégio Estadual Adolfo Bezerra de Menezes, de Araguaína, tem sido um dos locais mais frequentados pelos estudantes, além da sala de aula. Neste semestre, a média diária de atendimentos a alunos na biblioteca tem variado entre 200 e 500, bem superior à média do início do ano, de 70 por dia. Esse grande fluxo é resultado do Projeto de leitura: “Vamos Ler?”, que a unidade de ensino tem desenvolvido para incentivar os estudantes ao desenvolvimento do hábito de leitura voluntária e reforçar a participação nas ações de leitura na escola como forma de construção do conhecimento e de entretenimento. 

Para o projeto, além do acervo próprio, o colégio tem contado com obras de literaturas escolhidas pela equipe escolar e encaminhadas pelo Ministério da Educação e obras adquiridas com verbas próprias da gestão. A equipe escolar tem executado ações de incentivo à leitura voluntária baseada na escolha, pelos estudantes, das obras a serem lidas, e a criação do clube do leitor.

Até o terceiro bimestre deste ano, foram realizados 4.759 empréstimos de obras para leitura. O Colégio Estadual Adolfo Bezerra de Menezes conta com 1.460 alunos matriculados. Segundo a diretora Eva Maria Gomes de Abreu Amorim, a soma das ações foi significativa para promover a democratização do acesso à leitura, contribuir para a formação de um público leitor, crítico e criativo, capaz de debater, interagir e socializar conhecimentos de forma interdisciplinar. 

“Os resultados mostram que as ações têm sido atraentes, fazendo com que os estudantes interajam, troquem experiências e se tornem mediadores. O projeto tem favorecido aos estudantes ampliarem o vocabulário e a melhorarem as linguagens oral e escrita. O esforço dos professores e das parcerias também foi significativo para alcançar esse número expressivo de leitores”, ressaltou a diretora . 

A gestora da unidade ainda destacou que “o contato constante com a literatura e a convivência frequente com os mais variados gêneros textuais favorece o desenvolvimento de habilidades e competências que vão além da interdisciplinaridade, transcendendo o conhecimento escolar formal”. 

Gabriella Martins Lima, estudante do 6º ano do ensino fundamental, revelou-se uma leitora ativa com o projeto. Ela lê, em média, 15 livros por bimestre. “Toda vez que bate o sino do intervalo, vou correndo para a biblioteca entregar e pegar outro livro. É muito importante todas as escolas terem bibliotecas, lugar que mais gosto, onde me sinto na paz lendo um livro. Eu e muitos estudantes agradecemos muito por termos professores e bibliotecários que nos incentivam a ler cada dia mais”, revelou.

Integram a iniciativa pedagógica do colégio os professores Alais Cristynne, Avania Maria Morais, Deuselany Reis, Eli Duarte, Eliane Barbosa, Gracilene da Silva Costa, Lucirene Coelho, Salvador Reis Silva, Socorro de Maria Cardoso da Silva, Soraia dos Santos, Verbenia Araújo Pinheiro e Waldeny Berson de Sousa, além do coordenador de Programas e Projetos João Batista. 

Alcione Luz/Governo do Tocantins

Revisão Textual: Ruthy Soares/Governo do Tocantins