Projeto de incentivo à leitura movimenta estudantes da Escola Tomé Francisco da Silva

Pernambuco

30.08.2019

A Escola Tomé Francisco da Silva, em Quixaba, no Sertão de Pernambuco, realiza desde a última segunda-feira (26), a “Semana de Leitura”. A ação, que envolve dois projetos, “O Prazer de Ler” e “Literarte”, tem a proposta de motivar os estudantes, por meio de oficinas de leitura dos vários gêneros literários, de forma interdisciplinar, a desenvolver habilidades que incluem a oralidade, a leitura, a escrita, o letramento literário, o raciocínio lógico, a pesquisa, entre outras. O evento encerra nesta sexta-feira (30), com a culminância dos trabalhos de todas as turmas que estudaram nas oficinas, através de apresentações teatrais, recitais, saraus, coreografias, júri simulado, teatro de fantoches, exposição oral e declamações.

Durante a chamada “Semana de Leitura” os professores com o apoio da gestão e da coordenação pedagógica mudam a rotina escolar, a começar pela estrutura das salas de aula, que são organizadas e ornamentadas por temas e não por turmas. Com um tema a ser desenvolvido, as oficinas são montadas e realizadas de forma dinâmica e inovadora.

De acordo com a  estudante do 9º ano Ana Hortência, o projeto é muito interessante porque os alunos têm a oportunidade de aprender como ser humano, além de ajudar nas avaliações. “As oficinas de literatura retratam e acendem no nosso coração o prazer de ler porque enquanto estamos imersos na leitura a gente pode criar mundos diferentes. Sem contar que é um refúgio onde esquecemos todos os assuntos complicados e tudo o que estamos passando e acabamos entrando no mundo dos personagens”, salientou a jovem.

Este ano, estão sendo contempladas várias temáticas relevantes para a formação integral dos alunos, entre elas: “Barroco, movimento dos contrastes”, “O legado de Ariano Suassuna”, “Machado de Assis: o Bruxo do Cosme Velho” (literatura); “O Romance” de Nora Roberts (inglês); “Eu sou você amanhã: uma reflexão sobre a situação do idoso no Brasil” (sociologia e filosofia); “Semana de Arte Moderna: ruptura e brasilidade” (arte); entre outras. 

“Vale ressaltar que a leitura não é tema pedagógico na escola apenas durante a semana literária”, comentou o professor de biologia e organizador do evento Ivan José. “Durante todo o ano, os professores, especialmente os de língua portuguesa, estimulam a leitura extraclasse, através de visitas à biblioteca escolar para empréstimos de obras literárias que são lidas e socializadas em sala de aula de diversas formas”, completou. 

“Os projetos de leitura são práticas inovadoras onde o foco é o incentivo à leitura com o desenvolvimento de diversas possibilidades de aprendizagem com temáticas atuais. Os alunos são protagonistas e participam ativamente das atividades propostas”, finalizou Ivan.