Projeto de estudantes é apresentado no III Congresso Brasileiro On-line de Ensino, Pesquisa e Extensão

Paraíba

24.01.2024

Estudantes da Escola Cidadã Integral Técnica (ECIT) Deputado Genival Matias, do município de Juazeirinho, no Cariri paraibano, estão participando entre os dias 22 e 25 de janeiro do III Congresso Brasileiro On-line de Ensino, Pesquisa e Extensão 2024. Os alunos da 3ª série do Ensino Médio, produziram um relato de experiência do tipo Resumo Expandido sobre o projeto de Letramento Digital para alunos do 5º ano do Ensino Fundamental I para apresentar no evento.

Nara Graziele de Oliveira Santos, Yasmin Costa dos Santos, Vinícios de Almeida Lima e Eduardo da Silva Roberto, com a coordenação do professor Márcio Amorim, ministram aulas de Informática Básica para estudantes da rede municipal de ensino. As aulas fazem parte do projeto "Letramento Digital" , que é o trabalho de conclusão do curso técnico de informática do grupo.

A estudante Nara Santos apresentou o projeto no Congresso On-line e mostrou todo o processo de pesquisa e trabalho, percebendo o interesse dos alunos com a utilização metodologias de ensino que envolveu a gamificação, computação desplugada, práticas lúdicas e coloridas.

“Está sendo um momento único ter esse tipo de experiência de participar de um congresso junto com outros projetos de nível superior, estando ainda no ensino médio, e também nos dá uma certa preparação a respeito do ensino superior”, relatou Nara.

Após o encerramento do III Congresso, o Resumo Expandido sobre a iniciativa será publicado no site do Congresso, no endereço eletrônico https://ime.events/ensipex2024 com os códigos International Standard Book Number (ISBN) e o Digital Object Identifier (DOI). As siglas são criadas para identificar livros, revistas e documentos periódicos, assim cada documento adquire autenticidade e facilita a sua identificação.

“A publicação de um trabalho em um congresso, por parte de alunos de nível médio-técnico, representa uma conquista inédita no Estado da Paraíba e demonstra a solidez e qualidade do Ensino Profissional Técnico”, frisou o professor da ECIT, Márcio Amorim.

Expansão do projeto

O projeto “Letramento Digital” do estudantes da ECIT Deputado Genival Matias, virou Projeto Lei 064/2023 aprovado pela Câmara Municipal de Juazeirinho, Casa José Cosme de Oliveira e foi criado o Centro de Letramento Digital, o qual está previsto para iniciar o funcionamento no mês de março de 2024.