Projeto de escola estadual estimula alunos à prática da reflexão crítica

Rio Grande do Norte

29.08.2019

Uma ação desenvolvida por alunos do ensino médio da escola estadual Dr. Joaquim Inácio (EEJI), localizada no município de Martins (RN), vem estimulando a prática da reflexão crítica dos estudantes, bem como sua formação enquanto atores sociais. O Projeto Café Filosófico trata-se de uma ação integralmente realizada pelos alunos, e tem por objetivo debater assuntos que dizem respeito à vida acadêmica, cidadã e social dos discentes, estimulando-os a realizarem uma leitura de mundo de forma crítica. 

Idealizado pelo professor de filosofia José Barbosa, que levou sua ideia aos alunos (primeira à terceira série do ensino médio), o projeto foi implantado de forma experimental em 2017, e a cada ano é realizada uma edição discutindo temas pertinentes à rotina dos estudantes. 

A ação é realizada por meio de palestras, mesas-redondas, mostras de diagnósticos político-sociais, apresentações culturais, entre outras atividades, que são abertas à comunidade civil e demais escolas da cidade. Em sua primeira edição, o projeto debateu o tema “Por que tanto medo da Filosofia, das Ciências Sociais, das artes e do Pensamento Crítico”. Na segunda edição, realizada ano passado, o tema abordado foi “Os limites entre o humor e o bullying”. Este ano, em sua mais recente edição, o assunto debatido foi “Depressão na Adolescência: por que acontece? ”. 

O professor José Barbosa destaca que a ação assume um papel significativo na formação dos alunos que dele participam. “Vejo que o Café Filosófico é um projeto que faz com que o estudante desenvolva seu próprio protagonismo, levando para fora dos muros da escola questões que estão diretamente ligadas à vida dele mesmo e da comunidade na qual está inserido”, avalia o professor.

Além da escola em Martins, a iniciativa também foi levada para a escola estadual Dr. José Fernandes de Melo, situada na cidade de Pau dos Ferros (alto oeste potiguar). Os alunos coordenadores do projeto também pretende distribuir o conteúdo do Café Filosófico em um canal no Youtube, assim como planejam realizar ações itinerantes nas demais escolas da região.

Participação no Prêmio Educador Nota 10

Foi por meio dessas ações que o projeto participou da 22ª edição do Prêmio Educador Nota 10, iniciativa realiza pela fundação Victor Civita, em parceria com a Editora Abril, Globo e a Fundação Roberto Marinho. O evento é considerado um dos mais importantes prêmios da educação básica brasileira e envolve escolas públicas e privadas de todo o país, desde a educação infantil até o ensino médio.

Realizado anualmente, o objetivo do Prêmio é reconhecer o trabalho dos docentes que desenvolvem atividades didáticas inovadoras. Ao todo 4876 projetos, oriundos de diversos estados brasileiros, foram inscritos para participar do prêmio nesta edição. 

A seletiva foi realizada por uma equipe de “selecionadores”, que analisaram os trabalhos submetidos seguindo critérios como: evidências de aprendizagem, didática específica da área, equidade e inclusão como valores trabalhados, entre outros. Com a participação, o Projeto Café Filosófico passa a ter assinatura gratuita, durante um ano, dos conteúdos do site da Nova Escola e Gestão Escolar.