Projeto de escola da rede pública estadual leva alunos ao Teatro Amazonas e pontos culturais de Manaus

Amazonas

29.07.2022

Mostrar a cultura do Amazonas para as próximas gerações é um meio de passar conhecimento e, pensando nisso, a professora Martha Beleza, da Escola Estadual de Tempo Integral (EETI) Machado de Assis, localizada na zona sul de Manaus, levou seus estudantes para uma visita guiada no Teatro Amazonas, nesta sexta-feira (05/08). O passeio faz parte do projeto do Programa Ciência na Escola (PCE) da professora.

 

Voltado a estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental, o projeto “Educação e cultura: ultrapassando os muros da escola” do PCE é executado pela Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapeam). Trabalhando conteúdos interdisciplinares, a experiência cultural visa trabalhar os saberes da Amazônia, incentivar os estudantes na busca por informações sobre a região, vivenciar e valorizar a cultura. Ao todo, serão beneficiados mais de 60 estudantes da unidade escolar. 

 

Martha pontua que a primeira experiência foi maravilhosa e que o foco é ampliar o projeto. “Nosso objetivo é trabalhar com todas as turmas do 5º ano, trabalhando a cultura e a educação na escola e em toda a nossa cidade, levando a escola também para fora, para os nossos lugares culturais, assim os alunos não ficam só dentro das salas de aula, mas que possam conhecer o que temos de tão precioso na nossa região”, diz a professora. 

 

A aluna da EETI, Alice Rhianny Cruz, comenta que essa foi a primeira vez que visitou o Teatro. Ela diz que essa experiência foi muito interessante e fica feliz pelo que aprendeu. 

 

“Eu entrei aqui pela primeira vez e foi muito legal, muito divertido, aprendi várias coisas e gostei bastante. O que eu mais achei interessante foram os desenhos no teto e o palco, eu gosto muito de desenhar e eu achei eles muito bonitos, eu gostei de saber que eles ficam olhando para a gente”, diz Alice.

 

Após a visita os estudantes tiveram um lanche coletivo na praça São Sebastião, em frente ao Teatro. A professora ainda pretende realizar outras experiências culturais com os alunos até o fim do mês de agosto, sendo os próximos pontos históricos o Centro Cultural dos Povos da Amazônia e o Palácio Rio Negro, ambos na zona sul da capital.

 

PCE - O programa visa apoiar a participação de professores e estudantes do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental e da 1ª a 3ª série do Ensino Médio nas pesquisas e no processo de formação continuada dos professores, despertar a vocação científica e incentivar talentos entre os estudantes do ensino público.

 

Foto: Eduardo Cavalcante / Seduc